TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA

Por:   •  21/11/2018  •  Artigo  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO – ESD[pic 1]

MONICA FRANCISCA DE LIMA

A DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA

ANÁPOLIS,

2018.

MONICA FRANCISCA DE LIMA[pic 2]

A DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA

Artigo apresentado para a obtenção do título de Especialista Lato Sensu em Direito Tributário, pela Escola Superior de Direito, em convênio com o Proordem – Unidade Anápolis, sob a coordenação do professor Pedro Henrique Bonifácio de Sousa.

ANÁPOLIS,

2018.

RESUMO[pic 3]

O presente trabalho monográfico tem por finalidade estudar, de maneira aprofundada, a questão da diferença entre isenção e imunidade tributária. Este trabalho tem por objetivo elucidar a diferença entre imunidade, isenção, e não incidência tributária, de modo geral, para assim poder se compreender melhor o tema.

Palavras chave: Direito tributário, imunidade tributária, isenção tributária.


SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO.................................................................................................... 5

1. DA NÃO INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA.............................................................. 6

2. DA PREVISÃO DE IMUNIDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.. 8

3. DAS ISENÇÕES........................................................................................... 10

4. FORMAS DE INTERPRETAÇÃO................................................................. 13

CONCLUSÃO................................................................................................... 16

REFERÈNCIAS................................................................................................ 17


INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade estudar e analisar, ponto a ponto, a diferença entre imunidade e isenção tributária no Brasil. Tem por objetivos a diferenciação de imunidade e isenção tributária.

Será abordado o amparo constitucional às normas imunizadoras, assim como será explicitada a diferença entre a imunidade e a isenção. Dessa forma torna-se claro o entendimento do tema estudado. Além disso, como o Direito é entendido pela análise e explanação da letra da lei, sendo fechado com uma análise hermenêutica da interpretação das normas imunizadoras e isencionais.

A metodologia utilizada neste trabalho é o estudo aprofundado do tema através do método de compilação ou bibliográfico, cujo qual consiste na exposição do pensamento de diversos autores que versam sobre o tema abordado.


A DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA

Nos tópicos a seguir, será abordado o tronco tributário brasileiro, partindo de seus princípios básicos, competência para tributação; incidência e não incidência de tributos e sua abrangência no cenário nacional; a previsão constitucional de imunidade e as súmulas que ampliaram sua estirpe; a isenção tributária e sua origem legal. Serão abordadas também as formas de interpretação de ambas, sendo elas teleológica e literal. E, finalmente, será feito um paralelo de ambas, expondo suas diferenças legais e práticas no cenário tributário nacional atual.

1. DA NÃO INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA

Para se entender plenamente o conceito da incidência tributária, se faz necessário entender também a competência para tributar. O Estado Brasileiro é uma soberania regida por uma Constituição, assim sendo, todos os assuntos que diz respeito a qualquer componente da Federação, deve ser regido de acordo com as normas constitucionais, e isso inclui as regras para a tributação A União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios têm autonomia para tributarem, seguindo as normas do artigo 145 da Constituição Federal de 1988, e leis complementares, quando houver necessidade.

Em suma, a competência tributária é a “faculdade atribuída a cada um dos entes políticos de instituir seus tributos e arrecadá-los” (SILVA, 2011, p. 304). Dentre tais tributos estão os Impostos, Taxas, Contribuições Sociais, Contribuições de Melhoria e o Empréstimo Compulsório, dispostos nos artigos 145, 148 e 149, da Constituição Federal.

Para serem cobrados e devidamente arrecadados, os tributos devem ser colocados à luz da Regra Matriz de Incidência Tributária (RMIT). A doutrina diz:

A hipótese de incidência é, primeiramente, a descrição legal de um fato; é a formulação hipotética, prévia e genérica, contida na lei, de um fato (é o espelho do fato, a imagem conceitual de um fato; é seu desenho). É, portanto, mero conceito, necessariamente abstrato. É formulado pelo legislador, fazendo abstração de qualquer fato concreto. Por isso é mera ‘previsão legal’ (a lei é, por definição, abstrata, impessoal e geral). (ATALIBA, 1999, p. 53).

Esta dispõe normas de conduta que regem a relação jurídico-tributária entre o Estado, como gestor do tesouro público, e o contribuinte. Essa regra é aplicada a partir de um fato jurídico hipotético que, quando ocorrido, cria-se a relação jurídico-tributária e, consequentemente, a tributação. A hipótese de incidência descreve a situação bastante para o surgimento da obrigação tributária.

Tendo explicitado o princípio da tributação, torna-se mais palpável o entendimento sobre seu oposto. A não tributação consiste no cumprimento das normas especificadas em Lei ordinária, na qual tais normas determinam situações onde, mesmo com a ocorrência do fato gerador, os tributos não incidirão. Nos dizeres do autor:

O efeito social de não-tributação significa que nas situações apontadas pelo consequente normativo do instituto da imunidade não incidirá, somente, a obrigação de recolhimento do tributo. Nesta seara é importante destacar que a relação jurídico-tributária surge através da subsunção do fato à norma, ou melhor, de determinado enquadramento de conduta à norma jurídica tributária, o que, infalivelmente, provocará o nascimento da obrigação tributária, que por sua vez poderá ser dividida em obrigação principal e deveres instrumentais. (SILVA JUNIOR, 2010, online).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (311.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com