TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discursiva Ética, Política e Sociedade

Por:   •  23/8/2021  •  Dissertação  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

John Locke foi médico, filósofo e político. Ficou conhecido como o “Pai do Liberalismo”, pois defendia a liberdade intelectual e a tolerância, considerado um dos filósofos mais importantes do empirismo. Os pensamentos de John Locke foram a base para o início do desenvolvimento do capitalismo.

John Locke valorizava a experiência como fonte de conhecimento, ele também defendia a ideia de que todos nascem sem saber absolutamente nada, que todo o conhecimento vem através da experiência e essa teoria foi embasada – Tabula Rasa (Empirismo de Locke).

Algumas das ideias de John Locke é que a capacidade humana de trabalho é a definição do limite de propriedade. No estado de natureza o homem é o seu próprio senhor, não é subordinado a ninguém. Consequentemente, está sujeito constantemente à ameaças e incertezas perante os demais. A passagem do estado da natureza para o estado civil se dá por meio do contrato social, que nada mais é do que um pacto de consentimento, onde os indivíduos concordam em estabelecer uma sociedade civil, formada por um corpo político responsável por manter os direitos naturais salvos, que está obrigado a governar segundo o que ditem as leis estabelecidas e conhecidas do povo, a empregar a força da comunidade para que tais leis se executem dentro do país, deve também impedir interferências irregulares que venham de outros Estados.

John Locke afirmava que todos os homens possuem direitos naturais, sendo eles: O direito à vida, à liberdade e à propriedade. Locke ainda defendia que, o exercício de poder além do direito configura a tirania. Quando um governante interfere na propriedade dos indivíduos, ou os condiciona à escravidão, impõe o estado de guerra, que configura a dissolução do estado civil, dispensando o povo de qualquer obrigação diante ao contrato, permitindo a utilização do recurso comum para a reação e libertação da tirania ou domínio estrangeiro. O Estado tem por obrigação assegurar a propriedade, impedindo assim, o caos.

Seguramente, essas ideias de John Locke e de outros filósofos do liberalismo, foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo, formando as bases necessárias. A Inglaterra foi o berço da revolução industrial, a tecnologia moderna e do capitalismo, propagando-se para outros países da Europa Acidental e EUA, dominando toda a face do planeta no século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com