TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discussão de gênero no estado democrático isso é possível

Por:   •  30/5/2018  •  Dissertação  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

                           “Discussão de gênero no estado democrático isso é possível”

Sim, essa possibilidade é reconhecida tanto juridicamente, quanto socialmente.  Juridicamente porque a carta magna respalda a livre escolha, a liberdade do indivíduo para decidir sobre o que é digno pra sua vida, a livre sexualidade, e a livre igualdade que faz parte dos direitos fundamentais, não cabendo, portanto discriminação quanto à escolha de cada um. O protagonista o, gênero, é observado na evolução histórica mais até então não assumia o papel principal, entretanto com as transformações ocorridas, e as mudanças e avanços tecnológicos facilitando a inclusão da globalização e consequentemente a aproximação de, outras culturas, de outros sofrimentos alheios, de outras formas de não excluir os que não pensam iguais a maioria, contribuíram para que essa discussão não só seja vista e aceita, mais que haja necessidade dessa discussão.

Cada vez mais a humanidade evolui e o reflexo dessa evolução na vida em sociedade pode ser bom ou ruim, com, por exemplo: o advento das redes sociais, por certo é considerado uma evolução tecnológica que propiciou maior integração dos excluídos e deu melhor visibilidade a várias questões inclusive a do genêro. Esse debate é importante é democrático e tem efeitos benéficos porque esclarece e muito mais importante tem o objetivo de incluir uma parcela da sociedade que se ver excluída dos seus direitos, tradicionalmente, mulheres, transexuais, bissexuais, lésbicas, assexuais, homessexuais, negros e negras, indígenas. Muito importante ressaltar que as redes sociais tem sido um aliado nesse processo evolutivo, objetivando um nivelamento e igualdade, minimizando as opressões. Dentro desse prisma, discutir  gênero é uma necessidade, não basta apenas o debate sobre a discriminação há de se perceber também os motivos dessa discriminação, então é necessário estudar cada caso específico, por exemplo: gênero, etnia, raça, orientação sexual, identidade de gênero, classe entre outras.

A questão é muito abrangente, porque envolve conceitos, tradições, conservadorismo, a família, a sociedade. Até mesmo nas escolas essa tema tem sido visto com tabu dificultando o entendimento é importante que a informação seja vista com clareza para não deturpar o sentido da escolha, do comportamento alheio, o que se tem informado não condiz com a realidade, é preciso que a sociedade ,a parte esclarecida,  em ação conjunta com, o governo oriente a população nesse sentido através de palestras, seminários, cartilhas, para educar as pessoas que ainda recriminam ou discriminam ou as vezes de forma camuflada, maltrata e trata com diferença aqueles que não se encontram dentre os seus padrões de escolha, entre elas a de gênero.

O fato de ser homem ou mulher não é o que se procura nessa discussão o que se tem para analise é o limite ou seja a imposição de limites por causa do gênero por exemplo: as meninas não vão bem em matemática porque essa matéria supostamente é uma matéria mais apropriada para homens essa especificidade é também fator de exclusão.

Discutir gênero é mostrar que pode haver igualdade entre homens e mulheres , é tornar mais esclarecedor o que deve ser evitado para que não  seja usurpada da vida alheia o gosto e a escolha de felicidade. Consequentemente essa não aceitação do gênero que a pessoa escolheu viver quando não aceita acarreta um aumento no índice de criminalidade,  como tem acontecido em alguns casos de pais espancarem seus filhos, grupos skim head  atacando transexual, entre outros tantos, portanto a busca da igualdade de gênero pode trazer uma violência por parte dos que rejeitam as escolhas alheias fato esse que precisa sim de discussão de debate, de enfoque, por tratar de direitos, os fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com