TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dosimetria da Pena

Por:   •  19/4/2023  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

A dosimetria da pena é o processo de fixação da pena que deve ser aplicada a um indivíduo condenado por um crime. Esse processo envolve a análise de diversos fatores, como a gravidade do crime, as circunstâncias em que ele foi cometido, a culpabilidade do réu, as consequências do crime e a conduta social do acusado.

A dosimetria da pena é realizada pelo juiz, que deve seguir os critérios estabelecidos pela lei, observando o princípio da individualização da pena.

Esse princípio determina que a pena deve ser proporcional ao delito e às circunstâncias específicas do caso, levando em conta as características pessoais do réu. A dosimetria da pena pode resultar em penas que variam desde a aplicação de medidas alternativas à prisão, como a prestação de serviços comunitários, até a privação de liberdade em regime fechado.

 É importante ressaltar que a dosimetria da pena deve ser realizada de forma justa e imparcial, garantindo os direitos do acusado e respeitando os princípios constitucionais.

A dosimetria da pena é dividida em três fases: a primeira fase é a análise da culpabilidade do réu, das circunstâncias judiciais e da pena base; a segunda fase é a análise das agravantes e atenuantes, causas de aumento e diminuição de pena; e a terceira fase é a análise das causas de substituição ou de diminuição da pena.

Na primeira fase, o juiz deve analisar a culpabilidade do réu, ou seja, a sua responsabilidade pelo crime, bem como as circunstâncias judiciais, que são fatores que podem aumentar ou diminuir a pena base, que é a pena estabelecida para o crime cometido.

Na segunda fase, o juiz deve analisar as agravantes e atenuantes, que são fatores que aumentam ou diminuem a pena, bem como as causas de aumento ou diminuição da pena, que são previstas em lei e devem ser aplicadas de acordo com o caso em questão.

Na terceira fase, o juiz deve analisar as causas de substituição ou de diminuição da pena, que são previstas em lei e podem ser aplicadas caso o réu preencha determinados requisitos, como a reparação do dano causado ou a confissão espontânea do crime.

Em todas as fases, o juiz deve observar os princípios da proporcionalidade e da individualização da pena, garantindo que a pena imposta seja justa e adequada ao caso em questão.

Adicionar conceitos de agravantes e atenuantes.  


PERGUNTAS

  1. SOBRE OS CONCEITOS EMPREGADOS NA DOSIMETRIA PENAL, NÃO SE PODE AFIRMAR:
  1. ANTECEDENTES DO AGENTE REPRESENTAM SUA VIDA PREGRESSA.
  2. CASO HAJA FATO POSTERIOR AO CRIME E ANTERIOR À SENTENÇA, ELE PODERÁ SER CONSIDERADO ANTECENDETE.
  3. BONS ANTECEDENTES RESULTAM EM DISTRIBUI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com