TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA POLÍTICA ONU

Por:   •  28/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Objetivos gerais e econômicos:

A Organização das Nações Unidas é um órgão internacional que foi criado em 24 de outubro de 1945 depois da Segunda Guerra Mundial.

A finalidade do órgão é manter a paz e a segurança internacional, bem como desenvolver a cooperação entre os povos.

Ela busca solucionar os problemas sociais, humanitários, culturais e econômicos, promovendo o respeito às liberdades fundamentais e aos direitos humanos.

  • Objetivo da ONU:

Manter a paz: Esse objetivo é um dos mais importantes da ONU, em que busca tomar todas as medidas possíveis para preservar a paz mundial. A ONU buscará de todos os meios mais precisos e com todo o suporte que estiver a sua disposição para solucionar qualquer tipo de intervenção que atinja a manutenção da paz.

Cooperação entre as nações: Todas as relações entre as nações serão baseadas princípio da igualdade de direitos, da autodeterminação dos povos e do fortalecimento da paz mundial, em que nenhum estado membro queira exceder autoridade sobre o poder da ONU.

Contribuir para a solução dos problemas de caráter econômico, social, cultural e humanitário: Todas essas ações serão de forma direcionadas aos direitos individuais e coletivos, independente de qualquer tipo que etnia, crença, idioma, sexo.

Centro de harmonização: Estruturado para desenvolver todos os tipos de ações para atingir todos os tipos de objetivos comuns.

No que diz respeito aos objetivos econômicos da ONU, existe um órgão interno responsável por isso chamado Conselho Econômico e Social (ECOSOC), que por sua vez, formula recomendações e inicia atividades relacionadas com o desenvolvimento, comércio internacional, industrialização, recursos naturais, direitos humanos, condição da mulher, população, ciência e tecnologia, prevenção do crime, bem-estar social e muitas outras questões econômicas e sociais.

  1. Estrutura e forma de participação em cada um dos organismos internacionais:

A Organização das Nações Unidas (ONU) corresponde a um organismo internacional no qual os países, voluntariamente, são responsáveis por promover a paz mundial. Fundada em 24 de outubro de 1945, após os eventos da Segunda Guerra Mundial, reúne os países membros que discutem sobre os principais problemas do mundo, e buscam formas de solucioná-los. Sua principal sede fica localizada nos Estados Unidos, em Nova York; entretanto existem outras sedes espalhadas pelo mundo, como exemplo a de Genebra. A ONU é composta por seis principais órgãos:

  • Assembleia Geral: constitui a principal assembleia deliberativa da organização, sendo composta por todos os estados-membros e dirigida por um presidente eleito entre os países membros;
  • Conselho Econômico e Social: é composto por 54 membros eleitos pela assembleia geral,sendo  responsável por auxiliar a mesma no que tange a assuntos socioeconômicos, e desenvolvimento internacional, esse conselho é  renovado a cada três anos;
  • Conselho de Tutela: é composto por cinco membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Suas atividades foram suspensas e reúnem-se apenas quando há situações que exijam sua atuação;
  • Corte Internacional de Justiça: também conhecida como tribunal internacional de Justiça, é considerado o principal órgão de Justiça da organização, cujo objetivo é o julgamento daqueles  que cometem crimes graves, na esfera  do direito internacional, como guerras e genocídio. Composto por 15 membros eleitos pela assembleia geral e pelo conselho de segurança, cumprem mandato de 9 anos;
  • Secretariado: órgão responsável por fornecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais. O secretário-geral é o principal cargo da organização.
  • Já o Conselho Nacional de Segurança é um de seus principais órgãos, tendo como objetivo seguranças internacionais e a manutenção da paz entre os Estados-Membros (15), onde cinco são permanentes, que é Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, China e França; já os dez são membros temporários eleitos a cada dois anos na Assembleia Geral.

Quanto ao Conselho Nacional de Segurança das Nações Unidas, há diversas críticas, tanto pelo poderio nuclear dos cinco membros permanentes (visto como união estratégica), como o poder de veto destes; tendo opiniões de que se deve haver o aumento no número de membros permanentes. Além do caráter antidemocrático, que traz o desejo por Reforma, sendo rebatido que o sistema não contém distinções no poder Legislativo, Executivo e Judiciário, porque a Carta das Nações dá ao Conselho os três poderes.

  1. Análise crítica da atuação de cada um desses organismos internacionais:

ONU é um organismo como já sabemos extremamente importante que foi formado para evitar novas guerras, mas ela atualmente pode se introduzir em outros assuntos como clima, migração, saúde pública, drogas, energia atômica, patrimônio histórico, educação entre outros.

Oque analisando é completamente compatível, pois todas essas coisas são responsáveis por afetar vidas, afinal o clima afeta o mundo inteiro, drogas que podem ajudar com doenças, mas também podem destruir pessoas e comunidades inteiras até países.

Um órgão fiscalizador tem uma importância grandiosa até porque um país pode ser completamente negligente com seus cidadãos e natureza sem que nada que nada aconteça se não houvesse esse órgão. Afetando completamente os direitos humanos.

FMI criada um ano antes da ONU e com certeza apesar do mundo ser um lugar cheio de desigualdade entre países poderia ser bem pior, pois com crises políticas e econômicas são extremamente comuns em vários países inclusive no Brasil, mas sem o FMI para controlar e evitar grandes crises, a grande depressão como a de 1930 teria se repetido muitas vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com