TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETNOCENTRISMO

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADES DOCTUM DE JUIZ DE FORA

CURSO DE DIREITO

Bruna Baeta Silveira

          ETNOCENTRISMO

Trabalho escolar apresentado à Faculdade de Direito da Rede de Ensino Doctum – Campus Juiz de Fora Zona Norte, noite como requisito parcial para aprovação na disciplina Antropologia.        

Professor Humberto Gomes Pereira.

JUIZ DE FORA - MG

ABRIL DE 2018


O que é etnocentrismo

Etnocentrismo é um conceito Antropológico, que ocorre quando um determinado grupo ou individuo, que tem hábitos pessoais e que descrimina o outro, julgando-se melhor, seja pela condição social, pelos diferentes hábitos, manias ou até mesmo a forma diferente de se vestir, como por exemplo a vestimenta dos índios e a roupas dos escoceses, que se chama kilt, para eles são vistas como estranheza.

 É uma definição preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico, considerando um grupo superior a outro. Do ponto de vista intelectual, o etnocentrismo é a dificuldade de pensar na diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros. Com isso, trata-se de uma violência, que não se concretizou por meio da violência física em relação as formas do colonialismo, mas desfocado da violência simbólica como Pierre Bourdieu chama. O etnocentrismo está certamente, entre as principais causas da xenofobia e intolerância a pessoas internacionais, portanto, ele caminha na contramão do processo de integração global decorrente da modernização dos meios de comunicação, como a internet, pois é sinônimo de estranheza.

A educação e as organizações educativas, é um instrumento cultural do colonialismo. O etnocentrismo tem como origem heterofobia, que quer dizer, que o Outro tem suas formas primitivas, selvagens, louca, imatura, homossexual, cor e até mesmo criança problemáticas, isso faz que para ele se considere um perigo, que deve ser exterminado.

A cultura no etnocentrismo, representa uma organização libido em tamanho individual, em grupo e coletivo, de modo que as organizações sociais, são definidas em organizações educativas, organizações da libido e educação de trabalho libidinal. Em termos individual, em grupo e coletivo, podemos dizer que a lei da complementaridade, significa que a libido é organizada pelo funcionamento psique-grupal, no qual envolve as dimensões do consciente, inconsciente e do imaginário.

- Etnocentrismo inconsciente: toda vez que uma orientação de desenvolvimento libidinal se unidimensionais no indivíduo, grupo ou sociedade, em termos conscientes, consta que é inconscientemente o oposto que explode como Outro, na dinâmica da produção do Outro, criando-se o mal-estar, o perigo.

- Inconsciente: a lei da heterotalia mostra que jamais os indivíduos e as organizações educativas conseguirão atingir suas metas propostas a suas culturas, e que é o Outro que está dentro delas mesmas. Com isso se diz dos efeitos inesperados ou perigosos no universo da vida individual e coletiva, por desconhecimento da dimensão latente do inconsciente que se dá por meio das produções imaginárias em virtude, se levar em conta que assim resulta o lado contrário do que se esperava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com