TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política

Por:   •  28/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

Economia Política

Economia é a ciência social (humana) que estuda a maneira como a sociedade irá empregar (escolher) e administrar (empregar) os recursos produtivos de produção, considerados escassos para a produção de bens e serviços, de modo a distribuir esses bens e serviços entre as variadas classes da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas ilimitadas. 

  • Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos, sendo então Ciência um conjunto de princípios do conhecimento humano que possui leis e regras próprias, dependendo de variáveis exatas ou humanas;
  • Recursos produtivos de produção ou Fatores de produção é tudo aquilo que possibilita a produção de bens e serviços. São eles: Natureza, Trabalho, Capital, Tecnologia e Capacidade Organizacional;

Natureza: Fonte de Matéria-prima

Trabalho: Todo o esforço humano dedicado a produção de bens e serviços para atender as necessidades humanas.

Capital: Toda ou qualquer coisa que simplifique o processo de produção.

Tecnologia: é o detalhamento (modo, receita) de como se deve realizar o processo produtivo.

Capacidade Organizacional: é a capacidade de mesclar e utilizar todos os pontos anteriores na produção.

  • Escasso é quando a disponibilidade é menor em relação a necessidade encontrada. (EX: Necessito de 100Kg de Ferro para a produção e possuo apenas 90Kg, sendo assim o Ferro se tornou um bem escasso na produção);
  • Bens e Serviços são objeto de interesse para atender as necessidades humanas ilimitadas, destinados ao consumidor;
  • Necessidades Humanas Ilimitadas são sempre renováveis devido a crescente populacional e aumento no nível do padrão de vida, ou seja, devido ao surgimento de novas pessoas e da evolução no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A Economia só existe porque há a procura de satisfazer as necessidades humanas ilimitadas havendo recursos limitados.

O Estado é responsável pela organização e decisão da distribuição dos recursos escassos, ou seja, o Estado deve adotar um sistema de produção para o melhor aproveitamento dos recursos e somente após a Economia poderá ser considerada pertencente desse sistema. O Estado pode optar por dois modos de produção: Capitalista ou Socialista.

  • Socialista é o sistema de produção onde a responsabilidade dos recursos produtivos e a distribuição de bens e serviços são em maioria do Estado. No Socialismo não há o chamado MERCADO, sendo os Bens Coletivos sem competitividade no mercado. Sendo assim os bens produzidos são de interesse do Coletivo (Estado).
  • Capitalista é o sistema de produção onde as decisões de produção e distribuição dos bens e serviços são em maioria da iniciativa Privada. No Capitalismo há livre iniciativa e a presença de propriedade privada, sendo então presente o mercado.

Após o Estado decidir o sistema de produção surgem 3 questões fundamentais para a Economia: O que e Quanto Produzir? Como Produzir? E Para quem produzir? A partir desse questionamento é possível organizar e distribuir os recursos produtivos de acordo com o sistema adotado.


Curva de Possibilidades de Produção

A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) é a representação gráfica do limite de produção que uma sociedade possui, de acordo com a sua capacidade de recursos produtivos. Dentro da curva de possibilidades podemos avaliar como desemprego dos recursos de produção qualquer ponto que esteja abaixo do limite de produção (linha imaginária de ligação entre um ponto e outro) e como condição impossível de produção, todo ponto acima do limite de produção, por considerar que não há como empregar mais recursos com o limite já batido.

[pic 1]

O deslocamento da Curva para a direita é resultado do desenvolvimento econômico da sociedade, sendo ele pelo melhor aproveitamento dos recursos produtivos ou do avanço tecnológico. E a movimentação da curva para a esquerda se configura como retrocesso, sendo ele provocado por doenças, guerras que provocam a diminuição dos recursos produtivos.


Estruturação do Capitalismo

Para a Economia temos duas unidades principais: Unidade de Consumo (Famílias) e Unidade de Produção (Empresas).

Abaixo temos o Fluxo Real, onde as Famílias por terem domínio dos Recursos de Produção, os envia para as Empresa que devolvem em forma de Bens e Serviços.

[pic 2]

Logo em seguida temos o Fluxo Monetário:[pic 3]

Nele se reflete o funcionamento monetário durante o processo de produção, onde as Empresas pagam para utilizar os Recursos de Produção, gerando renda e em contrapartida as Famílias pagam para utilizar os Bens e Serviços, chamado Pagamento de Consumo.

Na produção são divididos os Bens em 3 tipos: Bens de Consumo, Bens Produção e Intermediários.

  • Bens de Produção: São a matéria que será utilizado na produção;
  • Bens de Consumo: São destinados aos consumidores
  • Bens Intermediários: São incorporados aos Bens de Produção ou de Consumo durante o processo de produção.

O que classifica o recurso de que tipo de Bem ele pertence é a forma como ele será utilizado, podendo classificado de todas as formas apresentadas acima.

Economia Positiva X Economia Normativa

A Economia pode ser abordada de duas maneiras: Economia Positiva e Economia Normativa. A Economia Positiva é a apresentação dos dados sem Juízo de Valor, sendo exposto como deveria ser. A Economia Positiva pode ser comparada a uma expressão exata, onde se correr A, se terá B. EX: O preço da gasolina vai aumentar, LOGO, o número de consumidores irá cair.

Economia Normativa é a discussão sobre o tema econômico, caracterizado pela presença de juízo de valor e depende da interpretação moral de cada pessoa. EX: Não se deve aumentar a gasolina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (781.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com