TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política

Por:   •  2/7/2021  •  Seminário  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCÍCIO UNIDADE I

Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas e corrija a repostas falsas

  1. (   ) Riqueza de um país, para Smith, não é determinado pela aumento da produção, em decorrência da divisão do trabalho, mas pelo acúmulo de metais precioso, utilizados como moeda.
  2. (   ) Para Adam Smith a divisão do trabalho permitiria um mesmo número de trabalhadores produzir substancialmente mais produtos.
  3. (   ) Para Adam Smith a divisão do trabalho não tem relação com a propensão da natureza humana à troca.
  4. (      ) A expectativa de conseguir permutar o excedente da produção de seu próprio trabalho em relação ao autoconsumo estimula cada pessoa a dedicar-se a uma ocupação específica.
  5. (   ) Os talentos profissionais individuais são fruto da natureza inata de cada trabalhador e não tem relação com o hábito, o costume e a formação recebida.
  6. (     ) Para Adam Smith, quanto maior o valor de uso de um bem, menor seria o valor de troca e quanto menor o valor de uso, maior o valor de troca.
  7. (    ) No sistema de produção capitalista, o Valor de Troca para Smith passa a ser a soma de três componentes que formam os preços: os salários, os lucros e os aluguéis.
  8. (    ) Para Smith, o preço nominal das mercadorias é determinado pelo trabalho e o preço real é determinado pela quantidade de dinheiro que é trocada pelas mercadorias.
  9. (    ) Trabalho é a única medida universal e precisa de valor através do qual se pode comparar os valores das diferentes mercadorias em todos os tempos e lugares.
  10. (    ) Um determinado trabalho que exija maior grau de destreza e/ou conhecimento específico não influenciará o valor da mercadoria produzida por meio desse trabalho.
  11. (   ) Preço Real é o preço que é suficiente para pagar ao mesmo tempo a renda da terra, os salários do trabalho e os lucros.
  12. (    ) Para Smith, o preço de mercado é determinado pela interação entre oferta e demanda e esse tende a se aproximar do preço natural.
  13. (    ) Para Smith, uma pessoa enriquece empregando muitos operários e empobrece mantendo muitos criados domésticos.
  14. (    ) Smith não fez distinção, em sua teoria, entre trabalho improdutivo e produtivo. Para ele, ambos tinham valor.

  1. Porque que a divisão do trabalho gera aumento da Produtividade?
  1. Qual o papel do desenvolvimento das moedas (da moeda mercadoria para a moeda fiduciária) no processo de divisão do trabalho?
  1. Observando as definições abaixo e explique qual o comportamento do multiplicador monetário,  a partir da variação de  [pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

 encaixe em moeda corrente dos bancos comerciais / DV[pic 8][pic 9]

 depósitos voluntários / DV[pic 10][pic 11]

 depósitos compulsórios dos bancos comerciais no BC / DV[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

B = [pic 18]

B = [pic 19]

B = [pic 20]

B = [pic 21]

B = [pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

  1. Explique os efeitos de uma política monetária expansionista na geração de emprego e renda.
  2. Quais as funções da moeda? Quais os desequilíbrios macroeconômicos que prejudicam essas funções.
  3. O que é senhoriagem?
  4. Quais os efeitos de uma um aumento em excesso da liquidez monetária em uma economia e quais as ferramentas macroeconômicas que o Banco Central tem para combater esses efeitos?

  1. A teoria econômica de livre mercado postula que o sistema econômico tende a um "equilíbrio natural" com pleno emprego via sistema de preços relativos. Descreva detalhadamente os ajustes econômicos que ocorrem em uma economia, que apresente um desequilíbrio provocado por um excesso de demanda, para o retorno ao equilíbrio. Segundo essa teoria o Estado deve intervir para acelerar a volta ao equilíbrio?

  1. O sistema de preços é, para os clássicos, o "mecanismo de ajuste automático", para qualquer desequilíbrio eventual. Para os economistas clássicos, o Estado deve ter um papel ativo ou passivo na manutenção do equilíbrio macroeconômico na economia?  
  1.  Explique qual a diferença entre desemprego ''voluntário" e desemprego “involuntário”. Qual desses dois tipos está relacionado com a teoria clássica?
  2. Explique detalhadamente qual a diferença entre taxa de mais-valia e taxa de lucro.
  3. Para a doutrina marxista a sociedade ficava assim dividida em dois polos: a classe dos capitalistas, proprietários dos meios de produção, e os trabalhadores. Qual divergência entre essa doutrina e a teoria de Adam Smith na relação entre capitalistas e trabalhadores?
  4. O Estado é, para a doutrina marxista, a "institucionalização dos interesses comuns dos capitalistas. Essa concepção de estado é a mesma de Smith?
  5. Para Keynes, quais as funções econômicas do Estado? Essas funções são as mesmas da teoria clássica (clássica)?
  6. Na teoria keynesiana, o Estado tem a função de "Administrador" da demanda efetiva, por meio da política fiscal e monetária. Como essa teoria foi adaptada pelo Estruturalismo Cepalino para aplicação do modelo de substituição de importação no processo industrial do Brasil?
  7. Explique a teoria de Prebisch sobre a deterioração dos termos de troca? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (554.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com