TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Proibida

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

Educação Proibida

O ensino escolar no Brasil vem sofrendo algumas modificações no decorrer dos anos, mas sempre trazendo alguma características de 200 anos atrás que começou com o acesso á educação. A educação há um tempo vinha seguindo o modelo do padrão militar, onde eram  “programadas” para serem obedientes e competitivas, com disposição para guerra.  A partir deste fato tão importante ficamos com um grande problema nas mãos que vem passando de décadas em diante: Qual a maneira que estamos preparando as crianças para a vida adulta?

Como a educação vem passando de geração ainda carregamos as características de o ensino militar de anos anteriores, onde as crianças eram  colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. Sendo que o professor torna-se uma autoridade que manda na sala de aula, alguns não dão nem espaço para o aluno fazer alguma pergunta é apenas todos em silêncio e fazendo tudo que ele manda. Passando conteúdos de uma forma não explicita que eles  não possam compreender e gerando uma competitividade entre eles porque eles mesmo titula os alunos “inteligentes e não inteligentes” dando á eles uma nota. Infelizmente carregamos isso, á questão de notas que prevalece mais que o conhecimento e se eles realmente aprenderam ou não.

As escolas brasileiras tem um objetivo de formar cidadãos com uma visão critica, ética e preparados para o mercado de trabalho e a vida fora para enfrentar todos os tipos de problemas, a maioria dos alunos que saem formados não tem sua opinião concreta sobre nenhum determinado assunto ou até mesmo sobre seus objetivos por causa de situações que vivenciou no seu tempo escolar por ter sofrido uma base de autoritarismo que colocaram regras e mandava fazer as coisas. Nesse caso faltou espaço para o aluno dar sua opinião, questionar sobre determinados assuntos, tirar suas duvidas, mas em algumas instituições não tem essa liberdade.

A missão de cada escola, gestor, pais e professores é promover o pleno desenvolvimento do educando, na convivência humana, no trabalho, nas instituições e organizações sociais a que ele pertença e na sociedade.

A educação não serve apenas para melhorar seu raciocínio ou melhorar sua inteligência sobre os conteúdos apresentados na sala de aula, tem como o objetivo principal contribuir para seu desenvolvimento a sociedade, humanidade e o respeito tentando preparar para os desafios que estão vindos a fora. Por que a escola é a base para tudo no caminho que vamos trilhar fora dela, além dos conhecimentos que iremos carregar que são muito importantes, vem também a educação como pessoa, seus modos, sua opinião critica, ética, etc.

Os pais e os gestores da escola são duas equipes que tem andar sempre juntos e unidos para tornar o sucesso do seu aluno ainda mais vitorioso e preparado para as derrotas e as vitórias que irão encontrar futuramente. Os gestores e toda a equipe de qualquer instituição é apenas a metade da base e a outra metade são os pais, eles que tem que incentivar o seu filho a persistir na escola dando á ele todo carinho e apoio necessário mostrando a ele que a escola não é apenas um lugar que você fica sentado e obedecendo o professor, é muito mais além disso.  É uma segunda família que ele tem, onde ele vai interagir com os outros alunos, desenvolver raciocínio aprender o certo e o errado, entre outras coisas. Pensando em aproximar a família  junto com a escola foram criadas diversas atividades que engloba essas duas famílias, por exemplo foi criado o “O DIA DA FAMILIA NA ESCOLA”, onde trazemos a família junto com o aluno para escola fazendo com que eles desenvolva atividades em sala de aula junto com o professor mostrando que o trabalho tem que ser das duas partes para ter o sucesso do aluno. Os pais tem grande importância fundamental para ajudar na aprendizagem de seus filhos, com tantos deveres a ser cumpridos a escola se encontra um pouco perdida, e sem falar que tem alguns pais que joga toda responsabilidade para a instituição o dever de criar, aprendizagem, bom comportamento, construir um cidadão com seus valores morais. Não é bem assim que a educação pode ser, tem que ser uma união.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com