TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Histórica do Direito Internacional Público

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

BRUNA RAFAELI OLIVEIRA

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

MAFRA

2018

1 INTRODUÇÃO

  1. CONCEITO

        Temos como um breve conceito de direito internacional público, o ramo do direito que se destina a construir um arcabouço jurídico a fim de orientar todos os Estados e organizar a conjuntura internacional, estabelecendo uma ordem jurídica comum que regule todas as relações que superem a soberania de cada nação. (SOARES, 1996).

        Em outras palavras, o conjunto de normas que regula as relações externas de uma nação com as demais que compõem a sociedade internacional.

        Importante ressaltar desde logo a existência de doutrinadores que discordam da dicotomia público/privado, afirmando que existe um único ordenamento jurídico que engloba a superioridade hierárquica do direito internacional sobre o interno. (CANEZIN et al, 2013).

        A síntese conceitual, de forma geral, se apresenta pacificada entre os doutrinadores desta área, o que ainda gera alguns embates é o momento histórico em que surgiram as primeiras relações consideradas internacionais de âmbito público.

1.2 ORIGEM HISTÓRICA

        Não é possível afirmar por meio de pesquisa doutrinária, a real origem da ideia de direito internacional público. Para uma das correntes doutrinárias o marco inicial do Direito Internacional Público é o Tratado de Paz de Vestfália, em 1648, assinado pela Espanha e pelos Países Baixos, onde surgiu o conceito de Estado Nação aceito até hoje.

        Para outra corrente, é importante considerar as relações das civilizações áureas – primeiras civilizações da história da humanidade, pois os aspectos históricos e antropológicos assim permitem fazê-lo. Ou seja, desde os tempos primitivos, é característico do homem transformar costumes em regras a fim de promover o desenvolvimento do convívio social.

        Tal controversa, no entanto, é menos marcante na análise quanto à evolução deste mesmo direito, pois se assemelha ao estudo da própria história. (PEREIRA, 2006).

1.3 EVOLUÇÃO HISTÓRICA

        Pereira (2006) inicia o estudo da evolução histórica do Direito Internacional Público se reportando à antiguidade, com as primeiras manifestações que carregavam consigo características desse direito, tais como: documento datado do ano 3100 a.C., representando um acordo entre as cidades de Lagash e Umma, visando estabelecer limites entre suas fronteiras; tratado firmado entre os governantes do Egito Antigo e dos Hititas, por volta de 1291 a.C., para por fim à guerra da Síria, “o que só foi possível a partir de uma prática adotada no Egito Antigo que consistia em manter um cargo na Administração Pública para cuidar de questões relacionadas a outros Estados – uma inovação em matéria de relações internacionais.”. (PEREIRA, 2006, p. 34-35).

        O Código de Manu, possivelmente redigido no ano 1 d.C., também representa um marco na relação que hoje denominamos de internacional, ao ponto que compilou desde procedimentos de caráter diplomático até a proibição do uso de armas pérfidas – posteriormente conceituadas por meio do Estatuto de Roma.

Pereira ainda assevera: “O povo hebreu igualmente contribuiu para a evolução do Direito Internacional Público ao praticar como regra o pacifismo. A ideia primitiva de não-agressão em um período conturbado por guerras seguramente deu nova aparência às relações entre os Estados.” (2006, p. 35).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com