TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Legislativa dos Estados Unidos da América

Por:   •  2/9/2020  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

 13ª Emenda

O documentário “A 13 ª Emenda” demonstra a evolução legislativa dos Estados Unidos da América, cujas leis permitiram a existência de uma escravidão completamente legalizada.

Incialmente, o documentário traz a questão do processo abolicionista e a consequente marginalização dos escravos abolidos, haja vista a ausência de políticas públicas responsáveis por sua real inserção na sociedade americana. A coisificação do negro e sua animalização foram fortemente demonstrados no documentário, que deixa evidente que, independente do momento – anterior ou posterior ao processo de abolição – a sociedade nunca olhou para esses negros como cidadãos americanos, de fato.

A evolução legislativa, conforme dito anteriormente, foi responsável pelo processo de abolição da escravatura nos Estados Unidos. Nesse contexto, a promulgação da 13ª Emenda, é parte essencial nesse processo, tendo em vista seu conteúdo, que trazia a ideia de que ninguém seria obrigado a realizar trabalho forçado, com exceção daqueles que estivessem cumprindo pena.

No entanto, essa previsão acabou sendo usada como um instrumento capaz de conferir legalidade a escravidão, não sendo, de fato, útil no processo abolicionista, no sentido de repressão a essa prática. O que se vê, nos minutos que seguem, é o alarmante crescimento do número de detentos, que pode ser entendido como a maneira encontrada pela elite escravagista para a manutenção do trabalho forçado e não remunerado.

Aquém a isso, é possível observar que, no contexto abolicionista norte-americano diversas leis forma editadas, conferindo legalidade e legitimidade ao encarceramento e ao processo de animalização dos negros, negando-lhe, sempre, o status de cidadão. Como exemplo dessa legislação escravocrata, temos a lei da vadiagem, que penalizava aqueles que não trabalhavam, sendo uma forma de forçar a realização de trabalhos com intuito de não sofrerem as penalidades legais.

A lei da vadiagem, assim como outras leis que vieram a ser promulgadas nesse período pós abolição, representam, verdadeiramente, uma sociedade exclusiva, incapaz de reconhecer o negro, ainda que abolido, como cidadão, sendo-lhe, por muito tempo, percebidos como mero receptor de direitos, que foram conquistados dentro de um contexto de muita luta e resistência.

Sobre os movimentos sociais, podemos observar a atuação de dois grupos distintos: a dos Panteras Negras e da Ku Kulx Klan. O movimento que ficou como “Os Panteras Negras” foi, em sínteses, um movimento armado e paramilitar que fiscalizava a ação policial, duramente criticado ao longo da história, sob a justificativa, a meu ver, falaciosa, de que o uso de arma de fogo o tornava um movimento criminoso.  A Ku Kulx Klan, por sua vez, que agia da mesma maneira – armada -, mas perseguindo negros, era valorizado pelos entes governamentais, o que me faz questionar a justificativa de que o uso de arma de fogo era o motivo pelo qual haviam tantas críticas ao movimento dos Panteras Negras.

Ainda, o documentário deixa claro que os negros não foram totalmente desmarginalizados, narrando o caso em que um homem branco perseguiu e matou um jovem negro sob o fundamento de proteção da propriedade particular, restando evidente que não houve qualquer ameaça por parte do jovem, em relação ao patrimônio do homem branco.

Conclui-se que o fato de os negros serem os principais destinatários das normas penais não é um mero acaso, mas tem como propósito o enriquecimento de grandes empresas e de políticos, que lucram com essas políticas encarceradoras e escravizadoras. No Brasil a realidade não é diferente. Os negros e os pobres são os principais “clientes” do sistema penal, sob as mais diversas justificativas, como se pode observar na análise da guerra ao tráfico de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com