TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

Por:   •  10/9/2020  •  Artigo  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

                              LEIDIANE VITÓRIA DA SILVA SACRAMENTO

PARECER JURÍDICO

Feira de Santana

2018

PARECER JURÍDICO

Parecer nº 1/2018

Interessado: Marcos Paulo Santana Rosa Matos

Ementa: LITERATURA ITALIANA. WILLIAM SHASKESPEARE. O MERCADOR DE VEZENA. ANTONIO. SHYLOCK. AGIOTA. LIBRA DE CARNE. JULGAMENTO. 1) Para ajudar o seu amigo Bassânio, Antonio pede dinheiro emprestado ao seu inimigo Shylock, um agiota judeu. 2) Shylock, aproveitou a oportunidade de se vingar de Antonio, e fez um contrato em que, caso o valor emprestado não fosse pago na data marcada, Antonio terá que ofertar uma libra de sua carne a Shylock. 3) Shylock, no entanto não deverá receber a libra de carne, pois ele só está fazendo isso por vingança, já que o dinheiro emprestado lhe é devolvido.

RELATÓRIO

  1. Trata-se de parecer jurídico solicitado por Marcos Paulo Santana Rosa Matos, acerca da ocorrência ou não de merecimento, em relação a libra de carne de Antonio, tendo em vista que Shylock, com sua tamanha desumanidade, quer a qualquer custo a libra de carne de Antonio, mesmo depois do valor concedido, lhe ter sido devolvido.
  2. Para ajudar o seu amigo Bassânio, Antonio, um rico comerciante de Veneza, que  tinha seus bens em navios e  não tinha como lhe emprestar o dinheiro que Bassânio precisava, ele lhe oferece o seu nome para que Bassânio faça um empréstimo com um agiota.
  3. Bassânio, queria casar-se com a herdeira Pórcia, e para isso precisava do dinheiro. Com a proposta de Antonio, Bassânio procura Shylock, o agiota judeu, para lhe emprestar o dinheiro em nome de Antonio.
  4. Shylock, por sua vez, aceitou emprestar o dinheiro a Antonio, desde de que fosse feito um contrato, no qual estaria explicito que se não lhe fosse devolvido a quantia emprestada, o judeu teria direito a uma libra de carne de Antonio.
  5. Eis que chega o dia do pagamento, e Shylock vendo que Antonio ainda está sem a quantia emprestada, exige que comece o julgamento em que lhe vai ser dada a libra de carne de Antonio, como foi acordado.
  6. Com o julgamento em andamento, Balssanio chega com a quantia que deve ser paga, porém Shylock diz que só aceitará como pagamento a libra de carne de Antonio.
  7. É o relatório, passo a opinar.

FUNDAMENTAÇÃO

  1. A primeira coisa a ser considerada é o fato de que há um desentendimento entre Antonio e Shylock por questões religiosas.
  2. Além disso, o sentimento que toma um homem sustentado pelo ódio, pode ter levado Shylock a vontade de querer unicamente a vingança contra Antonio, deixando de lado a sua humanidade.
  3. Por outro lado, devemos lembrar que Antonio já desrespeitou Shylock, haja vista que o mesmo já cuspiu na face de Shylock anteriormente.
  4. Shylock após ser vítima de atitude vexatória da parte de Antonio, descobre que este necessita de empréstimo, e logo arquiteta vingança sob a forma de um empréstimo com clausula contratual abusiva à Antonio.
  5. Se Shylock não estivesse apenas agindo em fator do ódio, ele teria aceitado o dinheiro que lhe foi devolvido, ao invés de enfatizar que queria de qualquer maneira uma libra de carne de Antonio. Em certo momento Antonio, implora que Shylock aceite a quantia e lhe poupe a vida, entretanto Shylock não cogita essa ideia.  

DISPOSITIVO

  1. Ante o exposto, concluo que não deve ser cedida a Shylock a libra de carne de Antonio, tendo em vista que não há no contrato que Shylock teria direito a uma só gota de sangue de Antonio, logo, não terá como tirar a libra de carne, e boa parte da narrativa que sabemos baseia-se na relação de ódio que há entre o judeu e o cristão.
  2. É o parecer, salvo melhor juízo.

Feira de Santana (BA), 26 de setembro de 2018.

Leidiane Vitoria da Silva Sacramento

Estudante em Direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com