TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmácia Hospital

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

O Farmacêutico é de suma importância na promoção e prevenção da saúde, na medida em que o mesmo cria um vínculo com o paciente, orientando sobre o uso correto do medicamento, os cuidados com a prescrição e a importância da adesão ao tratamento, seja no âmbito individual ou coletivo, por meio de ações voltadas ao paciente e não ao medicamento.

Portanto, o farmacêutico é o profissional mais próximo da população. Sua atuação na dispensação e atenção ao paciente visam à adesão ao tratamento e o consumo racional do medicamento prescrito. Atuando em programas de educação em saúde, o farmacêutico garante que a população seja orientada em relação às doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, conscientizando a população da importância do uso correto dos medicamentos e do acesso à saúde. Além disso, o farmacêutico torna-se responsável pela qualidade da vida do paciente, contribuindo de forma direta e indireta para a melhoria da qualidade da vida da população, integrando ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

  1. JUSTIFICATIVA

O farmacêutico, sendo um profissional de nível superior, com sólida formação sobre os medicamentos e muitas vezes o único com quem o paciente tem um contato fora do serviço de saúde, deve ser incorporado nas ações de saúde, contribuindo para a redução de custos no sistema de saúde. O farmacêutico pode praticar a Assistência Farmacêutica desenvolvendo as habilidades da comunidade, incentivando os indivíduos à ação comunitária e levando informações sobre condições que sejam determinantes sobre o seu estado de saúde.

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL

Desenvolvimento, em campo prático, das habilidades e das competências teórico-práticas relacionadas às destacadas áreas de atuação do profissional farmacêutico em escolas públicas desenvolvendo a promoção e prevenção a saúde.  

  1. ESPECÍFICOS
  • Higienização das mãos;
  • Dengue
  • Horta Alimentar
  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

O Estágio foi realizado na Escola Estadual Olga Falcone, localizada na zona Centro Oeste III na cidade de Manaus, situada na Rua Theófilo de Matts n°70, conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz. Criada pelo decreto lei n° 9432 de 29 de abril de 1986, vinculada a Unidade Educacional do Parque x. Atualmente é registrada no CNPJ com o numero 01351.271-54. A escola recebeu este nome em homenagem a professora Olga Falcone, que exerceu o magistério por cinquenta anos, prestando relevantes serviços à educação no Amazonas. A escola foi inaugurada em 14 de março de 1986 pelo Governador Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo.

As atividades escolares tiveram inicio na mesma data ofertando a comunidade o Ensino de 1°grau e Educação integrada, tendo como gestora a professora Cecilia de Fátima Albuquerque Negreiro, que permaneceu a frente da instituição até julho de 1987, sendo seus sucessores: Maria Lucia de Souza e Silva (pedagoga). Cleuza Rodrigues da Silva (pedagoga) que permaneceu até 1995, a pedagoga Maria Elisabeth Gomes Lacerda até 2001, professora Sirlei Alves Ferreira Henrique até 2003, professor Raimundo Sombra de Oliveira até 2006, pedagoga Aldeize Nascimento até julho de 2006 , professor Jecimá José de Souza até outubro de 2007, pedagoga Elisabeth Gomes Lacerda até 2008, professora Maria Ines Muniz de Andrade até 2010, professor Paulo Roberto Lopes Ramos até 2012, professor Gabriel Seffair Ventura até 2015, professora Gracilene Mendonça da Silva até 2016, professora Kamila Otawia de Araújo até 2018 e atualmente o professora Carlos Alberto Sales de Souza.

A escola até 2008 trabalhou com as modalidades de Ensino Fundamental de 1° ao 9°ano no horário diurno, e o Ensino Médio noturno atendendo um total de 1357 alunos. Atualmente a escola está funcionando somente no horário diurno, atende um total de 984 alunos na modalidade do Ensino Fundamental de 6° ao 9 ano e 76 alunos na 3° e 4°fase do projeto AVANÇAR.

O corpo docente possui 36 professores e 20 funcionários e têm o total de 14 salas. O interessante é que os próprios pais contribuem para um melhor funcionamento da escola, onde materiais de limpeza e de outros serviços são ofertados pelos pais dos alunos, havendo assim uma grande inserção de colaboradores em busca de uma melhor qualidade de ensino e de aprendizagem.

No decorrer do Estágio foram realizadas palestras a fim de colaborarmos na educação a saúde, visando sempre à promoção e prevenção de doenças. Recebemos um feedback positivo , haja vista que houve bastante interação dos alunos , onde os mesmos entenderam com bastante clareza os assuntos abordados. Podemos destacar a palestra higiene das mãos e da dengue. Ambas foram de suma importância, pois na época que foram realizadas as palestras, o Amazonas estava passando por um surto de Gripe H1N1, e com isso conseguimos alcançar nosso publico alvo.

  1. ATIVIDADES REALIZADAS

5.1 HIGIENE DAS MAÕS

A higiene de mãos é considerada a medida mais importante no controle das infecções e constitui o principal meio de prevenir infecções relacionadas à saúde, principalmente, no controle da transmissão de micro-organismos multirresistentes.   A boa lavagem das mãos é a primeira linha de defesa contra a propagação de várias doenças, desde a mais simples, como o resfriado, a doenças mais graves, como Influenza, Meningite, Hepatite A, Bronquiolite e os mais variados tipos de diarreia infecciosa. Os estudos mostram que, se o hábito de lavar as mãos das crianças de até cinco anos fosse seguido à risca, cerca de seis mil mortes poderiam ser evitadas por ano no Brasil, 23% delas causadas por diarreia. Embora as crianças nem sempre nos ouçam quando dizemos para que lavem as mãos, seja antes das refeições, ou antes, e após irem ao banheiro, ou ao chegarem da rua, é importante que sejamos persistentes, pois a lavagem das mãos é a melhor maneira de evitar que os germes se espalhem e que as nossas crianças fiquem doentes. É também responsabilidade das escolas, proporcionarem aos alunos aulas sobre higiene num contexto geral, com foco específico na higienização das mãos, já que a escola é a segunda casa das nossas crianças, e os educadores são pessoas de referência em suas vidas. Devemos orientá-las a sempre lavar as mãos com água e sabão. Os lavatórios devem ser adequados ao desenvolvimento físico das crianças para que tenham independência, e sintam-se seguras. Dessa forma elas, reconhecem a importância de lavar as mãos como parte integrante do desenvolvimento físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com