TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EDUCACIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

Por:   •  10/9/2018  •  Dissertação  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO EDUCACIONAL E A DEMOCRÁTIZAÇÃO DO ENSINO

Para uma escola democrática é indispensável a participação ativa da comunidade escolar em todo o contexto escolar, seja no processo de tomada de decisões, seja no trabalho coletivo e principalmente na partilha de responsabilidades.

As transformações ocorridas no mundo econômico trazem sempre a necessidade de novas ações, sempre tendo em vista as lutas da sociedade e uma redemocratização de nosso país. 

Desta forma, a escola passa a configurar as relações internas da escola, sendo que os educadores começam a também ter papel ativo e a lutar pela defesa do ensino público de qualidade para todos e por uma gestão democrática,

Com esse processo, se criaram também os Conselhos Escolares e de participação, onde as demandas pela democratização foram direcionadas para as relações interiores da escola, penetrando junto as equipes gestoras, mas também dentro de uma sala de aula mais ativa.

Desta forma, influenciado pelo sistema de ideias, cria-se uma   a gestão democrática como meio de garantir a eficiência e eficácia ao sistema público de ensino, unindo educandos, família e comunidade, com o intuito e obrigação de reconhecer as dificuldades e criar meios para a solução.

Para Libâneo (2004),  o projeto político-pedagógico tem por intuito a descentralização e a democratização do processo de tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais no espaço escolar, dando prioridade a participação ativa dos sujeitos dos diversos segmentos presentes na escola, considerando-os como corresponsáveis pelo acesso, permanência e sucesso do aluno.

Desta forma, conclui-se que um projeto político-pedagógico não deve apenas existir por conta de um procedimento burocrático, exigido por lei, mas sim, como fruto de um trabalho coletivo, sendo resultado de um processo amplo de participação de todos os segmentos da comunidade escolar, da equipe gestora, do educando, dos educadores e do Estado, sendo cada um o precursor do conhecimento a ser buscado no dia a dia escolar.

Érica Alessandra de almeida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com