TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO AGRÍCOLA EM RONDÔNIA.

Por:   •  20/6/2017  •  Artigo  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

A HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO AGRÍCOLA EM RONDÔNIA.

RESUMO: O estado de Rondônia é reconhecido nacionalmente como um estado de agricultura e pecuária fortes. Para que se chegasse a tal ponto, foram necessários vários períodos históricos com diversos acontecimentos e ciclos econômicos. Dentre eles se destacam 5: o primeiro ciclo da borracha, o ciclo do telégrafo, o segundo ciclo da borracha, o ciclo da cassiterita e o ciclo agrícola. Em cada período deste Rondônia foi tomada por imigrantes de diversas regiões do país, estimulados pelo novo “Eldourado” brasileiro, propaganda sustentada pelo governo na busca pela ocupação do norte do país. Foi com esta divulgação que a ocupação agrícola ganhou força em Rondônia, uma vez  que o governo propagava a ideia, nos maiores centros do país, de que a vinda para esta região traria melhores condições de vida. Gerido pelo INCRA iniciou-se diversos programas de reforma agrária no estado, nas décadas de 70 e 80, o que desencadeou uma expansão demográfica desenfreada em nosso estado. Em menos de seis anos, entre 1970 e 1976 a população de Rondônia triplicou. A excessiva procura por lotes nesta região causou vários conflitos por terra, na maioria das vezes entre índios, seringueiros e imigrante que procuravam um espaço de terra. É neste meio que o militante no direito agrário deve atuar, devendo conhecer detalhadamente a história que há por trás deste processo, para poder ter uma atuação mais eficiente. Pesados estes conflitos, Rondônia pode-se orgulhar dos números que possui quanto à produção agrícola e pecuária, que são as atividades que sustentam a economia do estado

PALAVRAS CHAVES: Ocupação, Rondônia, agropecuária, imigrantes, reforma agrária.

ABSTRACT: The state of Rondonia is nationally recognized as a state of strong agriculture and livestock. In order to come to the point, it took several historical periods with various events and economic cycles. Among them stand 5, the first rubber cycle, telegraph cycle, the second cycle of rubber, the cycle of cassiterite and the crop cycle. In each period of this Rondônia was taken by immigrants from different regions of the country, stimulated by the new "el golden" Brazilian, sustained propaganda by government in the search for northern occupation of the country. It was with this release that agricultural occupation gained strength in Rondonia since I q the government propagated the idea in the major centers of the country, that coming to this region would bring better living conditions. Managed by INCRA began several agrarian reform programs in the state, in the 70 and 80, which triggered a rampant population growth in our state. In less than six years, between 1970 and 1976 the population of Rondônia tripled. Excessive demand for lots in the area caused several conflicts over land, most of the time among Indians, rubber tappers and immigrant seeking a land space. It is this kind of militant in agrarian law must act and must know in detail the story that lies behind this process, in order to have a more efficient operation. Heavy these conflicts, Rondônia can be proud of the numbers that has on the agricultural and livestock production, q I are the activities that sustain the state's economy.

KEYWORDS: Occupation, Rondonia, Agricultural, immigrants, agrarian reform.  

1 - INTRODUÇÃO.

O processo de ocupação de nossa região sempre esteve muito ligado a acontecimentos históricos, que deram azo à migração de milhares de pessoas, vindas dos mais diversos lugares de nosso país, com o desiderato de melhorar de vida.

Embora o primeiro relato de exploradores na região norte do país date do ano de 1541, quando o espanhol Ñuflo de Chávez chegou ao vale do Rio Guaporé, ainda que apenas de passagem, já que procurava desvendar o tamanho do novo território, é apenas em 1650 que poucas famílias migram para a região na busca por minério, sobretudo, pelo ouro.

Com o desencadear das guerras mundiais, que eclodiram em 1914 e 1939, esta região passou a ser ocupada, pelos chamados soldados da borracha, que se tratavam de imigrantes, em sua maioria nordestinos, que, empolgados pela propaganda nacional, viajavam até os atuais estados de Rondônia e Acre na busca por uma vida melhor, na extração da matéria prima para a industrialização da borracha, produto essencial para a manutenção da guerra.

Neste período era comum se ver propagandas estatais que incentivavam a ocupação do norte do país, com promessas de riquezas e ganho fácil, o que não foi encontrado por aqueles que aceitaram o convite e saíram de suas terras natais procurando conforto na terra da borracha.

Findado o período extrativista nesta região muitas famílias resolveram permanecer na região, com a ideia de laborar em cima de um pedaço de terra e ter meios para ter sua própria subsistência.

Tal ideia é sedimentada em mais uma campanha publicitária onde se estimulava brasileiros de diversos lugares do país a fixarem residência no estado de Rondônia, sob o argumento de que aqui ganhariam um pequeno espaço de terra para cultivo, algo praticamente impossível de se conseguir nas regiões mais desenvolvidas do país, nas décadas de 70 e 80.

É a partir daí que o movimento de ocupação agrícola no estado de Rondônia ganha força, com a chegada de famílias do nordeste, sul e sudeste que chegaram ao estado e começaram a plantar e criar gado com o objetivo de manterem sua subsistência e melhorar de vida.

O projeto de reforma agrária iniciado na década de 1970 já mostra bons frutos, uma vez que o estado figura entre os maiores exportadores de carne bovina do país e entre os maiores produtores de diversos produtos agrícolas.      

2 – REFERENCIAL TEÓRICO.

2.1 - A HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO EM RONDÔNIA.

A ocupação de Rondônia passou por 5 ciclos econômicos. O ciclo da borracha, do telégrafo, o segundo ciclo da borracha, o da cassiterita e por último o Ciclo Agropecuário, sendo que a pecuária aparece apenas no último como composição do setor agropecuário.

Em cada uma destas fases este pedaço de terra foi sendo habitado por pessoas de diversas regiões que na maioria das vezes procuravam aqui novos meios de melhorar de vida. Cada momento deste se confunde com um período histórico que contribuiu para migração de pessoas de todos os cantos do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com