TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Hermenêutica

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Para realização das atividades listadas, utilizar materiais disponíveis no RM: História da Hermenêutica, Slides sobre retórica e maiêutica, vídeo Lênio Streck, e leituras complementares. A correção irá consistir na compreensão dos conceitos, e não na reprodução literal dos materiais.

I -Explique a origem da exegese bíblica e suas diferenças da hermenêutica teológica:

Exege bíblica : Perdura até meados do século XVIII,

 segundo escreve Bentho (2003), a Metodologia da Exegese Bíblica, portanto, é a organização e análise sistemática dos processos que devem orientar a investigação científica da Bíblia. Consiste na aplicação dos princípios racionais de investigação usados em documentos plurisseculares com o propósito de apreender o estilo literário de cada autor, a estrutura da obra, as formas literárias do conjunto, entre outro

Hermenêutica teológica ou patrística: Em seu auge no século XIII era utilizada  no sentido nas decisões, julgamento. Era comum ocorrer situações onde uma pessoa era batizada e posteriormente esta deveria provar que seu batismo foi legitimo, essa pessoa entrava com um pedido de reconhecimento de batismo, quem julgava era o padre, neste julgamento era aplicando a hermenêutica teológica, esta se dava no sentido da revelação.Um dos maiores pensadores da hermenêutica patrística foi o filosofo Santo Agostinho Tomas de Aquino

II- Explique qual a finalidade da hermenêutica para os Romanos e as mudanças da mesma a partir do CORPUS JURIS CIVILIS:

A exegética romana se vincula a necessidade da manutenção de uma politica do império romano, esta tem uma preocupação com a  manutenção da politica do  estado romano, a partir da exegética se pensa na aplicação literal da lei, para dar apoio a essa aplicação literal da lei surgem  os glosadores e os comentadores. Os glosadores são aqueles que vão produzir glosas, glosas que podem ser definidas  como explicação sobre o sentido das palavras, por exemplo glosas que  se forma de glossário(palavras especificas que vem definidas explicadas), esse vinha anexado ao corpus juris civilis, a lei romana junto ao código juris civilis, essa glosa vinha como uma nota de rodapé explicativa . A glosa esta diretamente vinculada com a ideia de lei. Ja os comentários com o produto dos comentadores direcionava a forma como a lei deveria ser aplicada, podendo esta ser aplicada com a extensão ou analogia.

III- Com base nas discussões realizadas em sala e na leitura do texto História da Hermenêutica (especialmente os pontos 1 e 2) aponte os elementos que impossibilitam a segurança jurídica no mundo antigo, e discorra brevemente se atualmente é possível perceber tais elementos:

O elemento que motiva a insegurança jurídica esta ligado ao fato das decisões sempre ficarem vinculadas ao plano racional, ao plano da reflexão, ao plano subjetivo e por elas ficarem vinculadas ao plano das ideias, ao plano de reflexão,  corre-se o risco do solipsismo. A hermenêutica filosófica era reflexiva, mas por vezes a reflexão não era feita de forma adequada, desta forma recaia no subjetivismo aberto  e tinha o solipsismo, da mesma forma que a hermenêutica teológica bíblica na revelação de um fato, esta não é geradora de segurança pois  depende da subjetividade daquele que foi revelado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com