TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDEOLOGIA DE GÊNERO: NOTAS PARA A GENEALOGIA DE UM PÂNICO MORAL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  15/10/2020  •  Artigo  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANA

CURSO DE DIREITO

ISULPAR

RAIANNE TEIXEIRA MONTE

[pic 1]

IDEOLOGIA DE GÊNERO: NOTAS PARA A GENEALOGIA DE UM PÂNICO MORAL CONTEMPORÂNEO.

PARANAGUÁ

2018

Raianne Teixeira Monte

IDEOLOGIA DE GÊNERO: NOTAS PARA A GENEALOGIA DE UM PÂNICO MORAL CONTEMPORÂNEO.

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Direito Penal, ministrado pelo Professor Giovani M. Camargo, no curso de Direito Noturno do 6° Período, do Instituto Superior do Litoral do Paraná em Paranaguá.

PARANAGUÁ

2018

IDEOLOGIA DE GÊNERO: NOTAS PARA A GENEALOGIA DE UM PÂNICO MORAL CONTEMPORÂNEO.

 

Raianne Teixeira Monte

Resumo:

        O presente artigo discute o principal assunto abordado ‘’Ideologia de Gênero’’, que na acepção mais usada, a ideologia é um conceito neutro que significa um elemento de crença política, um conjunto de ideias e valores com a função de orientar os comportamentos coletivos. Para Marx a ideologia é um conceito negativo que desarma manifestações de um padrão de comportamento determinado, na acepção dos conceitos científicos a ideologia se opõe em um senso comum.

        O conceito de gênero se propõe que a principal causa da desigualdade é um fato social, cultural e não biologicamente natural, todo conceito tem sua história, no assunto discutido o principal problema é que os conceitos surgem quando um problema é definido e estudado, nesse caso é tratado um problema social, a desigualdade de sexo, a dominação de gênero e a opressão das mulheres que foram denunciadas pelo movimentos feministas.      

   

Palavras-chave:  Ideologia de gênero, movimento feminista, igreja católica.

Pode-se afirmar que, em razão do artigo do Richard Miskolci e Maximiliano Campana que traz a abordagem da obra de Jorge Scala, com o tema ideologia de gênero como o livro ‘’El gênero com herramienta de poder’’ que consta citações logo no início do texto.

Jorge Scala, tem como visão que o postulado básico da ideologia de gênero é dizer que o gênero seria o sexo construído socialmente ou culturalmente e que cada um poderia construir psicologicamente o seu sexo, homem e mulher são os mesmos, são idênticos em dignidade e natureza porque cada um pode construir autonomamente seu próprio gênero, portanto não há diferença entre sexo e não faz sentido falar sobre a dependência sobre homem e mulher, logo que casamento não tenha um sentindo de casamento, em qualquer caso será uma opção sexual, igualmente valido em sentido antropológico jurídico e moral.  

Daria origem a cada tipos de casamento de medalha virgem para um novo tipo de família é por isso que é muito falado que existe diferentes tipos de família que só é entendido no contexto de ideologia de gênero. A Dinamarca é o primeiro país que aceita legalmente a união entre homossexual, as estatísticas mostram que somente 3% da população dinamarquesa passa pelo registro civil e os outros 97% que são homossexuais não se casam civilmente porque não tem interesse.  

As diferenças que se dizem que homem e mulher não são iguais é a relação dos frutos das educações e das normas sociais que você pode escolher se você é homem ou mulher, os postulados do feminismo deram ao termo de gênero bem conhecido sendo que a mulher e mãe foi considerada um papel social que a aporia ancestral a culpa era do sexo masculino com sua estrutura criadas em uma sociedade machista patriarcal, essa teoria implicava o desprezo da mulher real e tudo o que caracteriza a feminidade e maternidade, com isso o homem começou a ser passados como o opressor e a imagem de classes que a mulher tinha que ser como o homem e viver uma sexualidade masculina que não tem consequências ou vínculos eliminando, entra em cena também a maternidade, o aborto e grupos homossexuais que foram se juntas às feministas, uma vez que lhes permitiu justificar e valorizar seus gostos sexuais como opções que libertam as mulheres do papel social e que o homem deixa de ser o opressor das mulheres, esse princípios traz o fim da feminidade e masculinidade certamente tudo isso achou por ser uma maneira extraordinária de conseguir o poder de um negócio de enormes proporções. O lançamento desta ideologia foi prepara pra atacar as organizações para alcançar todos os tipos de recomendações sem valores legais dos compromissos internacionais.  

Os autores mostram um grande peso da religião que se rebelam perante o direito sexuais, como seu modo de reprodução, o Papa Francisco que mostra que o tema é tão sério que chegou a comparar com uma ação nazista, tais ideologias têm como a oportunidade de entrar e fortalecer.

Se João Paulo II teve como fantasma o comunismo, Bento XVI a laicidade, Francisco deverá enfrentar esse ‘’rebanho indisciplinado’’ que não é apenas amplo e diversos sobre o sexual, mas que inclusive politiza sua identificação religiosa em favor dos direitos sexuais e reprodutivos. O relativismo more vem sendo uma obsessão parar o Vaticano faz anos e o tema é que esse relativismo já não é apenas fruto de ideologias diversas (como o liberalismo, o comunismo ou a laicidade), senão que surge da mesma fonte da tradição católica como religião de libertação (Vaggione,2013).

Vaggione, mostra que a igreja Católica luta contra a ideologia de gênero, por motivos de que para manter um consumerismo tradicional, eles obrigatoriamente por diversas organizações não governamentais têm que tomar a frente da ação e dar o limite do certo e errado. Tanto que o Papa Francisco durante uma explicação no vaticano, mostrou seu respeito mas mostrou uma série de preocupações que se derivam da questão de ‘’ideologia de gênero’’ que Deus por sua vez ‘’criou o ser humano à sua imagem’’ criou o homem e a mulher parar que com isso exista uma continuidade na sociedade. Francisco, relata que a cultura moderna e contemporânea deu abertura a novos espaços, que com as liberdades e o entendimento do enriquecimento da compreensão dessas diferenças, mas deixa claro que isso trouxe muita duvidas e muito ceticismo. A igreja Católica não julga, não abandona, muito menos deixa de dar abrigo ao um homossexual, por sua vez ela respeita e mostra aos seus fiéis que devem os tratar com respeito e colaborar com a amizade, não é preciso eliminar as diferenças que não há diferenças dependendo do ponto de vista de cada ser, o problema não é uma solução porque não há problema algum em ser ‘’GAY’’ , o procedimento ser feito é dialogar mais, escutar mais, conhecer mais e principalmente amar mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (283 Kb)   docx (193.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com