TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO DOS SOFISTAS E A CONTRIBUIÇÃO DELES AO DIREITO.

Por:   •  4/10/2018  •  Dissertação  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO DOS SOFISTAS E A CONTRIBUIÇÃO DELES AO DIREITO.

Umas das importantes contribuições dos sofistas sem dúvida para a sociedade foi a organização do ensino, onde esses conseguem formar segundo Maria Aranha um currículo de estudos contendo a gramática, retórica e a dialética.

Esses instrumentos são extremamente significativos. A retórica foi tema de grandes críticas por alguns filósofos em relação ao os sofistas. Segundo Platão os sofistas se importavam não pela verdade do argumento, mas, apenas por sim em seu poder de vencer uma oratória. Sócrates os acusa de “ prostituição” por eles cobrarem pelas aulas dadas aos jovens que deslumbrados pelo brilhantismo da participação do debate público.  Buscavam o refinamento da arte de vencer discussões. Mecanismo indispensável na assembleia democrática. Entretanto pesar de todo esse aparato de discordância a atividade exercida pelos sofistas respondia a uma necessidade da época. Pois os mesmos acreditavam que a verdade está relacionada ao lugar e o tempo em que o homem está inserido. 

Os conceitos de retórica e dialética estão interligados, ambos têm como objetivo convencer o interlocutor. Contudo se diferem pois enquanto a dialética usa de argumentos verdadeiros, visto que se baseia na ética e lógica. A retórica não tem deveres com a verdade dos fatos e argumentos, ela apenas se importa em demostrar uma veracidade onde a sua essência pode ser infundada. E tenta fazer o próprio receptor da mensagem chegar no objetivo que é à conclusão do que é certo.

Ao passar os anos a retórica como base argumentativa, passa não ser tão valorizada como antes, dando espaço para a dialética. Pois a finalidade no momento não era mais técnica do convencimento e sim constatar com fatos a única verdade. No entanto no século XX, o contemporâneo Chaim Perelman redescobri a retórica e aprofundar os seus estudos nas técnicas utilizadas, e adequa os conhecimentos adquiridos ao tempo. Possibilitando que esses instrumentos sejam utilizados em várias áreas de conhecimento e uma delas é o direito.

Segundo Perelman ao ter uma boa oratória o indivíduo vem a ter consistências nas posições que defende. O que leva esse a influenciar e não manipular o ato de decisão jurídica.

A importância da argumentação para o profissional de direito é imensurável pois está serve de apoio para a esclarecer e organizar as ideias que servirão para sustentar o ponto de vistas do mesmo. E levaram a alcançar os objetivos almejados.

Segundo Corrêa “A argumentação é a parte mais densa e substancial do discurso pois aqui se concentram as provas”. Cabe então um bom uso dos instrumentos, devido a interação frequente das informações, que levam a constantes oposições de opiniões.

Então percebemos que a execução das atividades direcionadas área do direito estão extremamente ligadas aos instrumentos aqui mencionados. A retórica reapresentada pelo filósofo Perelman faz com que o Direito tome novos rumos e se desenvolva com mais precisão devido ao uso da boa argumentação. Pois este ao explicar técnicas, demostra como podem ser usadas em proveito de um melhor exercício da profissão.

Diante de todo o exposto, procurar um bom argumento, saber utilizar as palavras, foram habilidades que surgiu com os sofistas e aprimoradas nos séculos passados.  A boa oratória faz com que as mensagens sejam transmitidas com exatidão e tenha suas finalidades alcançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com