TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]LICENCIATURA EM ECONOMIA, 1º ANO

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS, 2020-2021

___________________________________________________________________________

3º teste, 7/jan/2021

Tópicos de correção

  1. "Os efeitos da aceleração das mudanças tecnológicas no mercado de trabalho globalizado não têm sido uniformes. Se nas regiões desenvolvidas se verificou um aumento do emprego qualificado, com a consequente perda de emprego para os trabalhadores menos qualificados; por seu turno, o emprego menos qualificado deslocou-se em grande parte para os países emergentes."

Comente sucintamente a citação, analisando na sua resposta em que medida as tendências descritas no mercado de trabalho colocam em evidência efeitos económicos e outros não-económicos. Apresente, na sua resposta, pelo menos um exemplo de cada. (Use, no máximo, 1.5 página de teste por resposta.)

A resposta deveria salientar que o impacto da aceleração das mudanças tecnológicas no mercado de trabalho tem produzido efeitos ao nível da criação e destruição de emprego e da estrutura salarial, mas que esses efeitos se manifestam noutras dimensões. Os exemplos destes últimos poderiam ser vários, a partir dos materiais de estudo e das aulas. A título meramente ilustrativo, referem-se os seguintes:  efeitos na estrutura familiar, na coesão social (por exemplo, em países e regiões mais afetados pela deslocalização de empregos), ou na emergência de movimentos de contestação política às políticas favoráveis à globalização.

  1. "O envelhecimento da população mundial combina, embora de modos diferentes, consoante os países, diminuição das taxas de fertilidade, melhorias nos cuidados de saúde e várias pressões sobre o mercado de trabalho e os sistemas de proteção social."

Comente a citação, considerando o conceito de desenvolvimento sustentável e explicando em que medida as características demográficas constituem um importante desafio para a sustentabilidade. (Use, no máximo, 1.5 página de teste por resposta.)

A resposta deveria, por um lado, explicitar brevemente o que se entende por desenvolvimento sustentável e, por outro lado, analisar sucintamente as implicações do envelhecimento da população em algumas das dimensões indicadas na citação, nomeadamente na sustentabilidade dos sistemas de saúde e de segurança social, na escassez de mão-de-obra nos países mais afetados por esse envelhecimento, ou ainda nas relações de género no mercado de trabalho.

***

Exame final, época normal, 7/jan/2021

Tópicos de correção

___________________________________________________________________________

  1. "De acordo com a análise de Marion Fourcade, a consolidação da economia como uma profissão global está assente, entre outros aspetos, no desenvolvimento de conhecimento económico que tenha também uma vocação universal."

Comente a citação, explicando sucintamente o duplo sentido de global presente na afirmação; e mostrando em que medida e evolução da profissão de economista em Portugal se aproximou (ou não) da tendência global na segunda metade do século XX. (Use, no máximo, 1.5 página de teste por resposta.)

A resposta deveria explicitar o duplo sentido da afirmação global da profissão de economista: por um lado, a expansão à escala global, com a disseminação da profissão em diferentes regiões; por outro lado, a busca de abordagens e análises de aplicação global, i.e., universal. Relativamente à experiência portuguesa, seria importante destacar a sua especificidade e algum afastamento das tendências globais no início do período em questão, mas que as décadas finais do século XX se caracterizaram por uma crescente aproximação a essas tendências, nomeadamente ao nível da formação e do tipo de funções desempenhadas por economistas.

  1. "A defesa da interdisciplinaridade não passa pela abolição das culturas disciplinares, mas pela busca dum diálogo entre estas, tendo em vista uma compreensão mais completa de fenómenos complexos e multifacetados."

Comente a afirmação, apresentando e explicando sucintamente dois exemplos de formas de interdisciplinaridade que sejam particularmente relevantes para a ciência económica. (Use, no máximo, 1.5 página de teste por resposta.)

A resposta deveria dar conta do conceito de interdisciplinaridade, tal como apresentado nos materiais de estudo e nas aulas, através de dois exemplos relevantes para a ciência económica, ilustrativos de contributos importantes para uma compreensão multidimensional de fenómenos complexos. Os exemplos poderiam ser vários, como, a título meramente ilustrativo, os seguintes: a abordagem de fenómenos económicos a partir de outras perspetivas disciplinares (por exemplo, a sociologia económica); a integração na economia de contributos de outras ciências (por exemplo, psicologia e economias experimental e comportamental, biologia e economia evolucionista, a física e a análise de modelos de equilíbrio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com