TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia Alemã

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

  1. QUAL A CRÍTICA DE MARX AOS HEGELIANOS? ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO ENTRE OS VELHOS E NOVOS HEGELIANOS.

A maneira como os homens se relacionam para produzir os bens necessários a sua sobrevivência é chamada por Marx de infraestrutura e o que está no plano das ideias, como exemplo a religião é denominada de superestrutura, sendo esta ultima condicionada pela infraestrutura. Este conceito foi desenvolvido por Hegel, mas ao contrário de Marx ele e seus seguidores, velhos e novos hegelianos, defendiam que a infraestrutura é condicionada pela superestrutura. Marx, faz a crítica a essa ideia e diz que: ‘’não se parte daquilo que os homens dizem, pensam ou interpretam; parte-se do homem de carne e osso.’’Tanto os velhos quanto os novos hegelianos concordavam na crença do domínio da religião, sendo esta determinada no mundo da matéria. Porém, os jovens hegelianos combatem o seu domínio como usurpação e os velhos hegelianos aclamavam como legítimo.

  1. EXPLIQUE O QUE É PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL.

A produção da vida material é o primeiro ato histórico que diferencia o homem do animal, sendo uma condição essencial, de toda história, a produção dos meios necessários a sua sobrevivência que permitam a satisfação de suas necessidades, atuando na natureza para tal fim.

  1. COMO MARX DEFINE O PODER SOCIAL?

O poder social é o conjunto de forças produtivas que nasce da cooperação de indivíduos, não por espontaneidade, mas por força da divisão do trabalho. Essa força produtiva é estranha ao poder decisório do homem e não pode por ele ser dominada, pois surge de forma natural.

  1. MARX NÃO SE PREOCUPA COM A NATUREZA INDIVIDUAL, POIS PARA ELE SÓ EXISTE O INDIVÍDUO HISTORICAMENTE DETERMINADO. EXPLIQUE.

Marx não se preocupa com a natureza individual, pois esta não contribui para o desenvolvimento social. Só existirá o indivíduo quando este é condicionado pela história é quando este passa a possuir suas relaçoes de produção social determinando sua vida e o que são, sendo a história da geração presente influencia pela história da geração passada.

  1. A DIVISÃO DO TRABALHO DOMINA OS HOMENS AO INVÉS DE SER CONTROLADA POR ELES.POR QUE? EXPLIQUE DETALHADAMENTE COMO MARX APRESENTA A DIVISÃO DO TRABALHO.

A divisão do trabalho domina o homem por ser definida por Marx como involuntária e de modo natural. Para ele a divisão do trabalho não deve ser exclusiva e determinada pois o homem tem várias funções e nesse contexto ele realizará apenas uma por muito tempo. A partir disso o homem é submetido a alienação, fruto da divisão do trabalho, assim ele perde a sua essência e sua força de trabalho tornando-se mercadoria. Marx apresenta a divisão do trabalho dividindo-o entre trabalho industrial, comercial e agrícola e como consequênciaa separação entre cidade, campo e a oposição de interesses, que podem ser individuais (detendores dos meios de produção) e coletivos (os não detentores). Portanto, em diferentes cidades a divisão teve como consequência o surgimento das manufaturas, mas a divisão do trabalho só surge, efetivamente, a partir da divisão entre o trabalho material e intelectual.

  1. MARX ASSOCIA O DESENVOLVIMENTO DA DIVISÃO DO TRABALHO COM AS DIFERENTES FORMAS DE PROPRIEDADES. EXPLIQUE.

As diversas fases de desenvolvimento da divisão do trabalho representam outras tantas formas diferentes de propriedades. Assim, a primeira forma de propriedade é a tribal, ela corresponde a fase não desenvolvida da produção em que o homem se alimenta da caça e da pesca, sendo a divisão do trabalho nessa fase muito pouco desenvolvida, ocorrendo no seio da família, desencadeando uma relação de cooperação. A segunda forma de propriedade é a comunal, que consiste na junção de várias tribos para formar uma sociedade, marcada pela oposição entre a cidade e o campo. Nessa fase há o desenvolvimento da propriedade privada e a consequente relação de exploração. E a terceira propriedade é a feudal ou estamental, marcada por uma divisão do trabalho desenvolvida na queda do feudalismo, gerando a oposiçao entre as cidades e a formação da propriedade coorporativa, na qual há organização dos ofícios.

  1. DIZER QUE A VIDA MATERIAL CONDICIONA A VIDA INTELECTUAL É O MESMO QUE DIZER QUE AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO DETERMINAM A CONSCIÊNCIA. EXPLIQUE.

Para Marx a consciência nunca pode ser mais que o ser consciente; o ser dos homens é o seu processo de vida material, ou seja, não é a consciência dos homens que determina o seu ser social, mas o ser social que determina a consciência. A vida intelectual decorre da condiçao de vida material do indivíduo. Assim, os homens só produzem suas ideias por meio da reprodução da vida material.

  1. COMO MARX EXPLICA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA?

Para Marx só haverá o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da consciência quando o crescimento da produtividade e o aumento das necessidades, tendo como base o aumento da população já tiverem sido determinados. Com isso a consciência só pode imaginar ser algo diferente da consciência da práxis a partir do momento em que surge a divisão entre o trabalho material e espiritual, passando a representar a matéria sem representar as ideias. Assim, a consciência poderá emancipar-se do mundo sensível e ir para o plano inteligível, entregando-se a criação de teorias da teologia, filosofia, moral etc.

  1. PARA MARX OS HOMENS DEVEM ESTAR EM CONDIÇÕES DE VIVER PARA FAZER HISTÓRIA. QUAIS SÃO OS ATOS HISTÓRICOS DO HOMEM? EXPLIQUE-OS.

O primeiro pressuposto de toda existência humana e, portanto, de toda história é que os homens devem estar em condições de viver para fazer história. Mas para viver é preciso antes de tudo beber, comer, possuir habitação, vestir-se dentre outras necessidades básicas.

         

         - O primeiro ato histórico é a produção, temos capacidade racional para produzirmos os meios que satisfaçam as necessidades básicas, ou seja, a produção da vida material  

        - O segundo ato histórico é a reprodução, através do surgimento de outros seres humanos, surgem novas necessidades.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com