TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação do Neoliberalismo no Chile

Por:   •  20/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


QUESTÕES:

  1. Fale sobre a implantação do neoliberalismo no Chile.

O Chile, com o General Pinochet, foi o primeiro país, antes mesmo que a Inglaterra, a implantar o modelo neoliberal. Caracterizou-se pela: liberalização da economia, alta taxa de desemprego, repressão sindical, concentração de renda em favor dos ricos, e privatização de bens públicos. A aplicação do projeto neoliberal no Chile se deu depois da destruição do movimento operário e popular. Assim, não houve resistência significativa. Para as potências econômicas ocidentais, o Chile foi, desde a ditadura de Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973, o paradigma do sistema neoliberal na região com o objetivo de permitir a entrada das companhias transnacionais que enriquecem com a extração de suas grandes riquezas minerais.

  1. Quais as idéias principais de Milton Friedman?

Alguns dos ideais defendidos por Milton Friedman, um dos mais importantes e influentes economistas do século XX, foram à aplicação da liberdade econômica com mínima participação do Estado (uma dos principais fundamentos do neoliberalismo); lutava pela democracia política; valorizava a concorrência econômica; prezava pela economia de mercado como fonte para a prosperidade do país e das pessoas e acreditava na política fiscal baseada na redução de impostos. As idéias defendidas por ele, como a de que a organização econômica mais eficaz seria o capitalismo competitivo, o livre Mercado, a livre concorrência, no qual ao Estado só caberia estabelecer as regras do jogo, foram postas em prática a partir dos anos 70.

  1. O que o filme fala sobre Gorbachev e Yeltsin?

No ano de 1991, Gorbachev implantava a mudança para o modelo escandinavo de democracia social (capitalismo e comunismo), não tendo apoio de outros países. Após a ascensão de Yeltsin, entrou em vigência o mercado livre, trazendo consigo as privatizações, concentração de renda, baixos salários e pobreza. O povo revoltou-se contra esse modelo econômico e o parlamento decidiu revogar os poderes concedidos ao presidente. Entretanto, as forças de Yeltsin assassinaram os manifestantes e bombardearam o parlamento. O Secretário de Estado Norte Americano alegou que os Estados Unidos não apoiavam o fechamento de uma casa legislativa, mas aqueles eram “tempos extraordinários”.

        Al Gore citou que Yeltsin era a esperança para a democracia na Rússia e os oligarcas tomaram conta do país.

  1. O que significou as guerras no Afeganistão e no Iraque?

As guerras foram chamadas de “Guerra ao Terror” significaram um esforço de mobilização em diferentes planos, que foram ideológico, político-diplomático, econômico, militar, de inteligência e contra-inteligência. Como parte das operações militares da "Guerra do Terror", os Estados Unidos invadiram e ocuparam países como o Afeganistão e o Iraque. A primeira invasão promovida pelos EUA após 11 de Setembro de 2001 ocorreu no Afeganistão. A ação militar dos EUA conseguiu derrubar o governo dos mulás do Talibã e constituir um governo mais próximo aos seus interesses. Em 2003, em ação conjunta à Inglaterra, o governo de Bush afirmou que o Iraque, comandado por Saddam Hussein desde o final da década de 1970, detinha um grande arsenal de armas de destruição em massa e representava um perigo à população mundial. Este foi o argumento para depor o antigo ditador iraquiano, que foi perseguido enquanto as tropas anglo-americanas bombardeavam fortemente o país. Encontrado em um esconderijo e condenado à morte, Saddam Hussein foi enforcado em 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com