TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Universidade Publica Durante a Pandemia

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha Crítica

Arraias, 05 de novembro de 2020.

Discente : Tailinny Alves Da Silva

Professor: João Martins

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

 A IMPORTÂNCIA DA FACULDADE PÚBLICA NO PERÍODO DE PANDEMIA

        Estamos passando por um momento crucial que marcará para toda a vida a forma como cada um de nós vivemos. São várias as notícias sobre a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que vem afetando não apenas as grandes esferas como a Saúde, Economia e Educação, como também, os nossos hábitos, valores e relacionamentos com os demais.

        Até meados de 2020, havia projeções que apontavam que as medidas de controle da pandemia poderiam se prolongar por 2 ou 3 meses, no máximo. Entretanto, projeções científicas publicadas neste período indicavam a necessidade de ampliar os períodos de quarentena, ainda que de maneira intermitente, e de que o retorno às atividades presenciais ocorra de modo controlado, com redução dos riscos de contágio. Isto, impôs uma nova realidade frente às Instituições de Ensino Superior (IES).

Dentre os problemas sociais que foram ocasionados pela pandemia, o sistema educacional merece grande destaque, visto que, decorrente desta pandemia, o direito à educação vem sendo totalmente privado dos estudantes em seus mais variados níveis de ensino, afinal deste modo como toda a sociedade, o efeito das políticas públicas de saúde que são adotadas no Brasil, estão em período de distanciamento social, isto é, evitando qualquer tipo de aglomeração, como sendo a principal medida para reduzir e/ou diminuir o contágio pelo vírus.

        Neste sentido, a pandemia da COVID-19 e o isolamento social colocaram um árduo desafio para as universidades federais: exigir que as mesmas redirecionaram a formação presencial de alunos para o Ensino à Distância – EAD.

        Imediatamente, iniciou-se a discussão sobre a possibilidade da manutenção das atividades didáticas, sobre, por exemplo: como proceder para mudar de uma maneira tão rápida para um padrão baseado em aulas presenciais para um ensino totalmente remoto, como garantir o pleno acesso digital à estudantes que no momento não dispõem de bons equipamentos ou sinais de internet ou até mesmo de um local apropriado para estudar, uma vez que, na universidade ele possuía esse local, como manter a qualidade e excelência dos cursos, como proceder à avaliação, etc. Isto naturalmente surgiu e, consequentemente soluções tiveram que ser discutidas e decididas de forma abrupta.

        Logo, por se tratar de uma pandemia, onde todos os atores sociais são atingidos, a busca pela inovação aliado a criatividade, por parte dos docentes, são fundamentais para o enfrentamento dos problemas, que posteriormente este novo cenário nos propicia. Um destes desafios encontra-se relacionada com às parcerias entre as universidades federais e o setor produtivo em busca de soluções com baixo-custo e eficientes, promovendo a inovação de produtos com custos menores e de fácil produção.

        Neste viés, de um modo mais pragmático, se as universidades federais conseguirem proporcionar aos estudantes mais carentes, equipamentos adequados (notebooks e/ou tablets), e outros adereços (chips, bolsas de atividades não presenciais, etc.), conseguiremos ter um quadro com mais equidade. Em outros termos, creio que é sim, possível, buscar soluções para as questões de inclusão digital que favoreçam suavizar situações de desigualdade.

        Ou seja, as ações realizadas pelas universidades federais e publicadas nos veículos de mídia, resgatam a importância das mesmas, reforçando o papel da instituição, em dar amparo e responder através da ciência as questões e dúvidas levantadas pela sociedade.

        Sob este ponto de vista, mesmo com algumas desigualdades sociais e , em situação tão crítica como a que estamos passando, é especificamente neste momento que devemos juntar forças, fazer o que melhor sabemos e demonstrar para toda a sociedade que conseguimos ser mais relevantes do que nunca, que é possível sim, manter a universidade viva e ativa e, principalmente que o país precisa de nós.

        A minha sugestão como acadêmica, é que cabe agora, no presente momento, uma reflexão do governo para a valorização das instituições de ensino brasileiras e, a partir desta, uma elaboração de um projeto para a valorização e investimento na área de educação e tecnologia, colocando a universidade como um pilar para o desenvolvimento deste país.

        É possível também mobilizar toda a comunidade universitária e a sociedade de um modo geral para ajudar a universidade neste enfrentamento da COVID-19 e dos diversos problemas decorrentes da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (335.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com