TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Artificial e o Mundo do Trabalho

Por:   •  1/5/2023  •  Artigo  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: João Carlos Gomes De Araujo

Turma: Direito        Turno: Noturno

Inteligência artificial e o mundo do trabalho

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, promovendo mudanças significativas nas atividades realizadas pelas empresas e, consequentemente, nos perfis profissionais. Empresas de todos os setores estão investindo em soluções de IA para otimizar seus processos e aumentar a eficiência de suas operações.

O artigo "Inteligência Artificial: benefícios para empresas de todos os setores" aponta algumas das principais vantagens da utilização da IA nas organizações. Entre elas, estão a automatização de tarefas repetitivas, a redução de erros, o aumento da produtividade e a melhoria da experiência do cliente. No entanto, é importante destacar que esses benefícios estão intimamente ligados a uma gestão responsável e ética da tecnologia.

No entanto, a adoção da IA também pode trazer impactos significativos para os profissionais que atuam nas empresas. Com a automação de tarefas, muitos trabalhos podem ser substituídos por máquinas, o que pode gerar preocupação em relação ao futuro do mercado de trabalho. Além disso, a IA também pode criar oportunidades de emprego, que exigem habilidades e competências específicas.

Um caso que ilustra bem os impactos da IA no mercado de trabalho é o da Amazon, que vem investindo pesadamente em tecnologias de automação. Em uma reportagem da WIRED intitulada "Inside Amazon's artificial intelligence flywheel", é possível observar como a empresa utiliza a IA em diversos processos, desde a seleção de produtos até a entrega aos clientes. A utilização da tecnologia tem permitido que a empresa opere com maior eficiência e velocidade, mas também pode ter consequências para os trabalhadores.

Um exemplo disso são os robôs que a Amazon está testando em seus armazéns para substituir trabalhadores humanos. Embora a empresa afirme que os robôs serão utilizados em tarefas que oferecem riscos à saúde dos funcionários, como levantar e transportar objetos pesados, essa medida pode gerar preocupação em relação à perda de empregos para os trabalhadores. Além disso, a empresa também está utilizando algoritmos para avaliar o desempenho de seus funcionários, o que pode gerar problemas de privacidade e falta de transparência.

Diante desses exemplos, é possível afirmar que a adoção da IA pode trazer benefícios e melhorias para as empresas, mas também pode gerar impactos negativos para os trabalhadores. É importante que as empresas estejam atentas a esses efeitos e busquem soluções que permitam a utilização responsável e ética da tecnologia, garantindo o bem-estar de seus profissionais. Além disso, os profissionais também precisam se adaptar às mudanças que a IA traz para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades e competências que possam ser utilizadas em conjunto com a tecnologia.

Referências:

Inside Amazon's Artificial Intelligence Flywheel. WIRED. Disponível em: Como a Amazon se reconstruiu em torno da inteligência artificial | WIRED. Acesso em: 08 mar. 2023.

Inteligência Artificial: Benefícios para empresas de todos os setores. MIT Technology Review Brasil. Disponível em: https://mittechreview.com.br/inteligencia-artificial-beneficios-para-empresas-de-todos-os-setores/. Acesso em: 08 mar. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com