TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIBERDADE PROVISÓRIA MEDIANTE PAGAMENTO DE FIANÇA

Por:   •  22/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNA: Polyanna Márcia Ventura Alkimim

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP

                           

Daniel, brasileiro, casado, empresário, residente  à Rua Xangai, nº 27, bairro Paulista, vem através de seu advogado infra-assinado (documento nº 01), à ilustre e honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo , inciso LXVI, da Carta Magna, bem como do art. 321 e seguintes do Código de Processo Penal, requerer

                                                 

 LIBERDADE PROVISÓRIA MEDIANTE PAGAMENTO DE FIANÇA,

 pelos motivos fáticos e jurídicos a seguir:

                                                   

DOS FATOS

O requerente, renomado empresário do município de São Paulo/SP, preso em flagrante por suposta prática de delito tipificado no art.  da Lei nº 1.521/51, qual seja “destruir ou inutilizar, de forma intencional, sem quaisquer autorização, determinar aumento de preços, para proveito próprio ou de terceiros, matérias-primas ou produtos ao consumo do povo”. Teve lavrado o auto de prisão em flagrante com nota de culpa.

                                               

DO DIREITO

No caso em tela, é clara a possibilidade de concessão de LIBERDADE PROVISÓRIA ao requerente Daniel, fundamentada na falta dos requisitos da prisão preventiva.

É medida excepcional a prisão, uma vez que ninguém deverá ser recolhido à prisão após o trânsito em julgado de sentença condenatória. A custódia cautelar, dessa maneira, apenas é prevista na hipótese de absoluta necessidade, nos termos do artigo , incisos LXVI e LVII, da Constituição Federal de 1988. Sendo assim, existiu a necessidade de estabelecer instituto com finalidade de assegurar o desenvolvimento do processo em tela, sem que pudesse ocorrer prejuízo à liberdade do acusado.

A  esposa gestante do requerente, a Geiza, narrou que Daniel, ora requerente  seria pai de uma criança de nome Júlia e que a mesma necessitava urgentemente que o pai retornasse às atividades de trabalho para manter o sustento de todos demonstrando a necessidade da medida, e que revela total compatibilidade com o ordenamento, que enquadra a prisão como medida excepcional.

Salientou-se também, MM. Juiz, que o acusado nunca teve participação em qualquer tipo de delito, visto que é PRIMÁRIO, conforme FAC’s acostadas aos autos. Por tanto o requerente possui BONS ANTECEDENTES, e que sempre foi pessoa uma pessoa honesta, voltada para o trabalho, conforme declaração da sua esposa Geiza.

A empresa do requerente, Feijão Paulistano S.A., tem atuação no mercado por mais de 08 (oito) anos. E Daniel é detentor de residência fixa, neste mesmo endereço: Rua Xangai, nº 27, bairro Paulista, bem como possui PROFISSÃO DEFINIDA, sendo que é conhecido empresário de São Paulo/SP.

Neste caso em analise, não estão presentes os requisitos da prisão preventiva pois o requerente é primário e possui residência fixa, nada indicando que, se posto em liberdade, ele venha a ausentar-se do distrito da culpa, dificultando a aplicação da lei penal, nem que venha a causar problemas durante a transcorrer das apurações, dificultando as provas. Deve-se ressaltar, a natureza do delito, uma vez que não se trata de crime no qual se tenha utilizado forma violenta ou grave ameaça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com