TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei e Costume

Por:   •  25/10/2019  •  Dissertação  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Parágrafo Descritivo

Descrever é representar a realidade com palavras, não trata apenas de enumerar, mas também de assinalar as singularidades do objeto descrito, o escritor tenta provocar no interlocutor suas memórias sensíveis, usando seus sentidos, audição, visão, tato, paladar e olfato, para alcançar tal objetivo.

O uso de metáforas auxilia na imersão do leitor no mundo das sensações, seu valor simbólico desperta no leitor a imaginação de como ocorreu o fato, dando assim uma interpretação mais justa do quadro processual. Características da descrição:

• Maior aproximação possível da realidade;

• Linguagem clara, direta e realista

• Linguagem denotativa ou conotativa

• Linguagem simbólica e metafórica

• Provoca sensações no leitor

Parágrafo Narrativo

Caracterizado por narrar uma historia de fatos seqüenciais, encontrados na introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. São apresentados o elementos da narração, o tempo, o local, os envolvidos, modo como ocorreu, conseqüência, o que motivou e o fato.

A narração é de suma importância para compreender o quadro processual, sendo que mostra o ato consumado e as circunstancias que o antecede.

O elemento tempo e o de maior importância sendo esse quem denuncia os atos contextualizando-os para a compreensão do interlocutor, já que tem a função de dar ao leitor acesso ao registro do ocorrido de forma a livre interpretação.

Parágrafo Dissertativo

Apresentar uma idéia e defender ela ou não através da argumentação, expondo assim o ponto de vista do redator, para isso e necessário ter conhecimento sobre o assunto que vai ser exposto, fundamentando-se em dados e fatos.

O objetivo e passar as informações necessárias para que o interlocutor chegue a uma conclusão sobre o assunto exposto, nesse texto predomina linguagem conotativa apelativa, já que tenta manter uma tese suprimindo outra. Deve conter em sua estrutura:

• Introdução

• Desenvolvimento

• Conclusão

_______________________________________________________________

Lei e costume

O senso de justiça está presente na sociedade, sendo chamado de ética, o que nada mais é que um conjunto de atitudes moralmente aceitas na sociedade e que influenciam a conduta social, tais atitudes quando repetidas de forma uniforme, causando na sociedade um sentimento de obrigação é reconhecido pelo Estado como um costume. O costume como fonte moral do direito repercute na aplicação do mesmo e na interpretação das leis, ou seja, e a base para a jurisprudência.

Os meios de comunicação em massa levantam bandeira de licenciosidade, derrubando a tradição fincada nos costumes mais antigos e sóbrios. Isso se da pois grande parte desses costumes não se encaixam mais nos conceitos morais da sociedade atual, e a quebra desses costumes é necessária para que a população possa pensar e viver da melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com