TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Politicamente Correta Popularização Cientifica em Ciência da Linguagem São Paulo

Por:   •  28/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

Daiane Corrêa Milford 72857

Produção textual

Professora Elaine

[pic 2]

FIORIN J. L.” A linguagem politicamente correta.” Popularização cientifica em ciência da linguagem São Paulo, abr 2008.

A LINGUAGEM POLITICAMENTE  CORRETA

O lingüista Fiorin (2008), levanta a questão nesse artigo  sobre a utilização da linguagem politicamente correta, que é a expressão do aparecimento em cena pública de identidades que eram reprimidas e discriminadas como negros, mulheres e homossexuais e que através dela essa minoria mostra a sua força com objetivo combater o preconceito.

 Segundo Fiorin, se for usada uma linguagem não marcada por fortes conotações pejorativas pode-se diminuir comportamentos preconceituosos e discriminatórios,  se levado em conta que a palavra está  sempre dentro de um  discurso, e que não bastaria mudar a linguagem para a discriminação deixar de existir, o importante seria usar uma linguagem que não destrate e nem desvalorize os outros

, respeitando a natureza e o funcionamento da linguagem.

FIORIN J L.” A linguagem politicamente correta.” Popularização cientifica em ciência da linguagem São Paulo, abr 2008.

A LINGUAGEM POLITICAMENTE  CORRETA

O lingüista Fiorin (2008) levanta a questão nesse artigo  sobre a utilização da linguagem politicamente correta, que é a expressão do aparecimento em cena pública de identidades que eram reprimidas e discriminadas como negros, mulheres e homossexuais e que através dela essa minoria mostra a sua força com objetivo combater o preconceito.

 Segundo Fiorin, se for usada uma linguagem não marcada por fortes  conotações pejorativas pode-se diminuir comportamentos preconceituosos e discriminatórios,  se levado em conta que a palavra está  sempre dentro de um  discurso, e que não bastaria mudar a linguagem para a discriminação deixar de existir.

        Para o autor o principal é usar uma linguagem que não destrate os outros e que respeite a natureza e o funcionamento da linguagem.

Segundo o Konder, Leandro ”O que é dialética” 1º ed .São Paulo: Brasiliense1981

ORIGENS DA DIALÉTICA

        Segundo Konder (1981), mostra no primeiro capítulo do seu livro “o que é dialética” que a origem da dialética foi na Grécia antiga, como  arte de dialogar articular e discutir assuntos do cotidiano. A dialética foi se construindo e se transformando, junto aos homens na sua trajetória histórica, onde grandes filósofos e pensadores a discutiam e a questionavam ao decorrer da história como Heráclito, Diderot, Hegel, Marx, entre outros. Dialética Seria um modo de dialogar as contradições da realidade, permitia que o sujeito se compreende-se

como agente e colaborador do processo de transformação constante através  do qual todas as coisas existem.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com