TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário "Mina de Ouro Sul Africana"

Por:   •  19/9/2020  •  Resenha  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha do documentário "Mina de Ouro Sul Africana"

        Historicamente, a mineração tem desempenhado um papel importante na modernização das cidades sul-africanas. A cidade de Joanesburgo, por exemplo, teve desenvolvimentos econômicos, industriais e urbanos que estão intimamente relacionados à história da mineração na região, se tornando a maior cidade do país. Mas com passar dos anos a exploração e consequentemente a produção do ouro está em baixa.

        No documentário é mostrada a mina de ouro Mponeng, localizada na África do Sul. Essa mina fica a 1 hora da cidade de Joanesburgo, significando um trajeto longo. A mina subterrânea mais profunda do mundo, com 3800 metros de profundidade, há 4 km abaixo do solo, ela contém elevadores de 50 toneladas que suportam 120 mineiros a cada viagem e funcionam com velocidade de 65 km/h, e eles são o único meio de entrar e sair da mina, seja dos trabalhadores ou das rochas sedimentadas. Seu peso é contrabalanceado por outro elevador. A exploração mais superficial da mina já está com um curto período de duração, e para estender o tempo de vida, o estudo de geólogos, procederam em uma operação de perfurações cada vez mais profundas, afim de encontrar o veio de ouro, contendo mais de 140 toneladas do mesmo, localizada a quase 5 km da superfície.

        Acidentes como, o rompimento da corda de içamento do elevador já aconteceu em uma mina próxima, resultando na morte de oito trabalhadores, e para que isso não aconteça na mina de ouro, são adotadas medidas de prevenção, como a realização do teste de resistência no cabo, onde é cortada uma extremidade e encaminhada a um laboratório. Os elevadores param por duas horas para que aconteça a retirada do cabo, e para desfazer a torção que existe no mesmo, a fim de evitar qualquer tipo de acidente por causa da energia acumulada, ele precisa ser fixado. O funcionamento seguro do elevador garante, além da segurança dos trabalhadores, a continuidade dos trabalhos.

        À medida que a profundidade da mina fica maior, a pressão e temperatura são fatores que também aumentam, causando nos mineiros um desconforto físico. A equipe terá de abrir um túnel de 2100 metros para conseguir alcançar o veio do ouro, realizando 600 explosões para esse fim. O risco de acontecer terremotos e desmoronamento na hora de dinamitar as rochas que estão no ponto mais fundo da Terra, são constantes, pois as pedras tem falhas, maximizando o risco de acometer a saúde dos trabalhadores. Além disso há muita energia acumulada nesse ambiente de trabalho, e a água que fica aquecida, pode causar queimaduras quando em contato com a pele; no vídeo é mostrado o contato com a luva, e o repórter manifesta ser bem quente. A parede é dinamitada seguindo um padrão em losango, que concentra o primeiro impacto no centro, onde é o ponto mais difícil de quebrar, fazendo a abertura para mais duas cargas explosivas menores e assim quebra-la com segurança até a borda. O explosivo é preparado e testado no local, a maneira que os mineiros fazem isso, é colocando uma porção na ponta do dedo e levando à boca, ingerindo substâncias, mesmo que em baixas quantidades, explosivas, que a longo prazo pode prejudicar a saúde, e isso poderia ser evitado utilizando a balança. Com uma haste as dinamites são colocadas nos buracos da parede, onde é bombeado 11 litros de explosivos em cada furo. Uma distância de 300 metros precisa ser tomada durante a explosão, para que a onda de choque que é gerada, tenha um impacto menor sobre os mineiros, e também minimiza a pressão. Usam a técnica de abrir a boca para que os tímpanos não estourem durante a detonação, onde poderia ser adotadas medidas como, um lugar mais seguro, para que o mesmo não aconteça e não fiquem expostos.

        Preparar-se emocionalmente e luminosamente, por ser um ambiente bem escuro, são questões que os mineiros enfrentam por estarem a uma profundidade tão alta, porque eventos sísmicos, incêndio e problema de ventilação, podem acontecer a qualquer momento, e como recurso de emergência, eles tem vários abrigos espalhados pela mina, é uma caixa de concreto pressurizada, onde é possível fazer uma ligação de emergência e possui equipamento de primeiro socorros, uma maca, água para o prazo de 7 dias e um apito para sinalização de onde estão. Os túneis são bem pequenos, e por parte dele, os trabalhadores andam curvados, sendo um trabalho onde a ergonomia não existe; eles se adaptam ao trabalho, ao invés de acontecer o contrário. O teto da mina é escorado por macacos de aço de 1,20m de comprimento, que suportam uma carga de 10 toneladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com