TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matéria de Teoria Geral das Obrigações

Por:   •  11/8/2020  •  Tese  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Matéria de Teoria Geral das Obrigações  

Professor: Henrico César Tamiozzo      

Período: 7º B

Turno: Matutino

Bimestre: 2º

Nome do Aluno: Guilherme Giocondo Pavani

Tema: O consumo consciente e sustentável.

TDE 2

Trabalho sobre o título:

 “O consumo consciente e sustentável”.

Londrina, 03/06/2020.

1- Resumo do documentário.

 

2- O que é consumir de forma consciente? De que maneiras isso pode ser feito?

 

3- Qual a diferença entre consumir e consumismo? Consumismo pode ser considerado vício ou doença da sociedade moderna? Porque?

 

4- Qual o conceito de minimalismo? Qual o estilo de vida que se consegue extrair do documentário?

 

5- Minimalismo é o contrário de materialismo? Explique.

 

6- Com base nos ensinamentos colhidos e as respostas do seu “teste” pessoal, quais ações você se propõe (necessita) realizar em prol do consumo consciente?  

Respostas:

  1. O documentário nos mostra o modo de vida minimalista, reduzindo gastos, e o nosso consumismo, o que gera um bem-estar para nós e para o meio ambiente, e nos faz pensar nas coisas que realmente são importantes e necessárias para nossa vida, e abre nossos olhos para os excessos que cometemos, simplificando essa vida caótica que muitos de nós levamos, que é sempre voltada a ganhar mais e mais dinheiro o que acaba gerando esse efeito de que quanto mais ganhamos mais queremos ter e consumir cada dia mais e mais, sempre tentando saciar essa fome insaciável que temos dentro de nós, no documentário sempre se refere a essa fome que muitas vezes é o desejo de preencher um vazio que temos dentro de nós e de ser bem visto na sociedade.
  2. Consumir de forma consciente o necessário e o essencial, sem excessos de maneira a causar desperdícios, como por exemplo aquele par de sapatos que usamos uma ou no máximo duas vezes. Uma maneira de fazer isso é o projeto apresentado no documentário criado por Courtney Carver, chamado “projeto 333” que consiste em usar por 3 meses somente 33 itens do nosso vestuário, contando com acessórios, sapatos, roupas intimas. Falando sobre projetos no nosso vestuário o documentário nos mostra também como podemos fazer isso em nossas casas, e como é desnecessário viver em uma casa que por exemplo possua 3 salas de jantar, arquitetos projetam casas de 40m quadrados ou até menos que são mais que o necessário e essencial para nossas vidas, e sem precisar levar aquela vida de chinês que deixa tudo compacto, tudo de uma maneira bonita, confortável e claro, saudável.
  3. No consumo consumimos apenas o necessário, porem no consumismo são os gastos excessivos que vão além de sua necessidade. O consumismo é sim uma doença da sociedade moderna que com uma pesquisa rápida no Google descobri que até já tem nome e se chama “oneomania”, então digamos que começa como um vício e se transforma em uma doença, e para se transformar em uma doença não é muito difícil, devido a sociedade, e o atual sistema capitalista que viemos. A pessoa começa consumindo, e percebe que não está feliz, então consome mais e mais, quando ve esta afundada em dividas, pelo fato desse consumismo, pelo fato de tentar se satisfazer com coisas que não são de extrema importância, posso dar como um exemplo de quem é que nunca sentiu prazer em trocar seu celular que as vezes nem estava velho, mas o prazer em chegar na loja comprar aquele celular de última geração e tira-lo da embalagem.
  4. O conceito é de minimizar ou reduzir tudo de excesso, o tamanho da casa, o tamanho do nosso guarda roupa, reduzir a quantidade de mobilha ou de brinquedos e aparelhos eletrônicos que temos, simplificar as coisas, e se adaptar a esse estilo de vida de pessoas que buscam o mínimo possível. Um dos estilos de vida que é retratado no documentário é de uma pessoa que tinha um bom salário, um bom emprego e que largou tudo para viver sua vida do mínimo, sem casa, com poucas peças de roupas e o seu laptop, e sem experiências de viajem pois nunca tinha saído do pais, como ele mesmo diz no documentário que ele não tinha uma casa e sim varias. Muitos sonham em fazer isso, porém criam uma barreira enorme, mas que as vezes pode ser mais simples do que imaginamos, e que a única barreira que temos é o comodismo.
  5. Tecnicamente sim, pois no sentido da palavra uma pessoa materialista é alguém que do mais valor a seus bens do que a pessoas. Coisa bem contraria que o minimalismo prega, uma mensagem que é deixada no fim do documentário que podemos usar perfeitamente como exemplo é “Ame as pessoas e use as coisas, porque o oposto nunca dá certo”. Mas de um outro ponto de vista o minimalista é sobre tudo um materialista, mas não no conceito usual da palavra. O materialismo funciona como o respeito e satisfação com o que já possui, além de valorizar o esforço desprendido para adquirir e manter.
  6. Identificado como iniciante pelo teste, preciso colocar mais em pratica meus atos, podemos dizer que na teoria eu já sei o que deve ser feito, como  fazer mais planejamentos do que irei comprar, do que preciso realmente comprar, e claro reduzir coisas que eu já percebi que são desnecessárias para mim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com