TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mesopotâmia

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

Mesopotâmia

Origem

A cerca de 4.000 a.C. grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local, localizado no “crescente fértil”, compreende uma larga planície entre os rios tigre e Eufrates, daí extraímos do grego sua origem etimológica: mesos (meio) + potamós (rio). Esses povos se fixaram lá devido as grandes áreas férteis e água em abundância entre outras facilidades do local por estar “entre dois rios”. A Região é considerada até hoje como o “berço da civilização” localizada no Oriente Médio território onde hoje se situa o Iraque.

Povos

Sumérios considerados a mais antiga grande civilização humana, foram os que inicialmente ocuparam a região, por volta de 3.500 a.C. Fundaram diversas cidades-estado, como Ur, Uruk, Nippur, Lagash e Eridu cada cidade possuía um centro político, econômico e religioso. Esse povo também se destacou na história pelo desenvolvimento e construção de sistemas de controle da água dos rios, como canais de irrigação, barragens e diques. Também contribuíram desenvolvendo a escrita cuneiforme usada para registrar a contabilidade e o estoque de produção advindo da agricultura. A partir de 3.000 a.C., ela passou a ser utilizada para registrar também textos religiosos, literários bem como o primeiro conjunto de leis escrita já encontrado, o código de Ur-Nammur que como veremos posteriormente foi usado como base para o código de leis de Hamurabi. Vale destacar que os sumérios eram excelentes arquitetos e construtores, no entanto, ao longo do tempo, as inúmeras guerras internas enfraqueceram o sistema político sumério, possibilitando a invasão da Mesopotâmia pelos Acádios. Sobre o crescente fértil e os povos da mesopotâmia, interessante o registro de Flávia Lages Castro:

“Há um lugar no mundo onde quase tudo que consideramos “civilizado” nasceu: o Crescente Fértil, onde hoje está o Iraque, uma parte do Irã e parte de seus vizinhos. Esse lugar tem esse nome por causa da fertilidade que os rios Tigres e Eufrates dão a uma região que é semelhante a uma lua crescente de cabeça para baixo. Nesta região o homem primeiro dividiu as horas, os minutos e os segundos em sessenta, fez tijolos e erigiu grandes construções com eles, criou (para a felicidade dos olhos e da alma) a jardinagem, inventou o e Estado e o Governo, fez as primeiras escolas, inventou a cerveja [...] Mas, a grandiosa invenção dessa gente da Mesopotâmia foi passar para uma

superfície símbolos que expressavam ideias; a isso chamamos de escrita. O tipo de escrita que inventaram foi a cuneiforme.” 

Acádios, esse povo de origem semita dominou a suméria por volta do ano de 2550 a.C. E conquistaram todas as cidades sumérias, liderados pelo rei Sargão I, e logo tinham dominado toda a mesopotâmia. A rapidez e eficácia dos Acádios se dá principalmente por dois motivos, a agilidade de seu exército e o uso de arco e flecha, instrumento rápido e letal. Em sua capital Acad, origem do nome acadianos surge o primeiro império mesopotâmico, que durou até 2150 a.C., momento em que foram dominados pelos Guti, povo de origem asiática. Porém, invasões estrangeiras romperam com a harmonia do Império Acadiano e permitiram que posteriormente os sumérios retomaram o poder, porém o domínio sumério durou pouco, enfraquecido por conflitos internos foram novamente derrotados, dessa vez por guerreiros nômades. Outro povo semita chegou e dominou toda a região em 2000 a.C. Os Amoritas fundando então o império Babilônico no centro-sul da mesopotâmia sob a liderança de Hamurabi. Depois de séculos de lutas constantes a Mesopotâmia conhece então no século 1.700 a.C. a unidade. A partir de então Hamurabi concentra esforços para manter os territórios já conquistados e defender-se dos ataques dos povos vizinhos e em conter os motins dos povos conquistados. O rei Hamurabi governou por quase cinquenta anos. O mais relevante feito dos Amoritas foi baseando-se no conjunto de leis de Ur-Nammur a criação do Código de Hamurabi, um consolidado com centenas de leis que influenciou muitas civilizações o Imperador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para organizar e controlar a sociedade. Uma das leis que mais se destacava era a Lei de Talião, que previa a pena idêntica ao crime praticado. A pedra onde talhou-se o código foi encontrada no ano de 1902, e está disponível à visitação no Museu do Louvre em Paris. Após a morte de Hamurabi o reino de amoritas perdeu forças, e foi sucedido pelos Assírios.

“O Código de Hamurábi foi descoberto em Susa em 1902. Contém três partes: na primeira o legislador consigna suas glórias; na segunda, estão 282 parágrafos dos textos legais; na terceira, o rei abençoa os sucessores que seguissem as leis de seu código e amaldiçoa seus infratores.” História Geral do Direito, 57-58.

Os assírios eram uma sociedade com fortes poderes militares, e foram o primeiro exército organizado da história. Eles tinham na guerra uma de suas principais formas de desenvolver sua sociedade. Viveram do norte da mesopotâmia de dois mil e quinhentos a.C. até 883 a.C. em virtude de viver em uma região que tinha solos inférteis e de baixa produtividade eles partiram para conquistar o restante da mesopotâmia, porém seus domínios foram além e conquistaram também Síria, Fenícia, Palestina e Egito. Seu exército era comandado por guerreiros cruéis que massacravam o povo conquistado, isso provocou revoltas que desestabilizaram e enfraqueceram o império assírio. Em 612 a.C., caldeus aliados aos Medos destruíram as principais cidades Assírias e assim chega ao fim o Império Assírio e se inicia o segundo Império Babilônico, quando a babilônia volta a ser a capital da mesopotâmia. Sob o comando de Nabopalasar, os caldeus e seus aliados Medos estabelecem a independência da Babilônia, contudo foi com seu filho Nabucodonosor que o império caldeu atingiu seu máximo. Foi sob suas ordens que a Síria e a palestina foram definitivamente conquistadas. Foi com o uso de sua força militar que o rei ocupou Jerusalém em 586 a.C. e escravizou os judeus, já os hebreus foram transportados como escravos para a babilônia, episódio contado na bíblia como o Cativeiro da Babilônia. Há essa altura a babilônia era o maior centro cultural e comercial de todo o Oriente. Palácios foram construídos como Jardim Suspenso da Babilônia considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo e a Torre de Babel. Porém após a morte de Nabucodonosor o império entro em declive, e em 539 a.C. persas comandados pelo imperador Ciro I conquistaram a babilônia tornando essa região parte de seu império. A partir de então a civilização mesopotâmica foi desaparecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com