TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Paráfrase

Por:   •  9/12/2019  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Na cultura jurídica, quando o assunto é o conhecimento, utiliza-se a pura pratica do poder. Seja fazendo o uso da lei, seja utilizando as doutrinas mesmo que estas sejam distantes, seja utilizando o domínio que o estudioso jurídico tem nas decisões do juízos do saber, faz com que se impossibilite a existência de uma comunidade integrada no conhecimento jurídico.

Mas devido a esses fatos, será que existe efetivamente uma pesquisa no âmbito jurídico? De principio é difícil valorar cientificamente as pesquisas jurídicas. São destinadas ao comércio, pois é pura divulgação de pensamentos do autor, tratando de meros interesses do próprio autor. Por esses motivos é que não existe um pensamento articulado no direito. Essas perdas são próprias de um ensino que não consegue criar q=com as questões particulares de seu ensino.

Ainda se afirma que a maneira direta que é fator determinante na orientação da área, acaba sendo contaminada por outras áreas de estudo. Anota-se que o caráter comportamental de um grupo, determinam a maneira do mesmo sobre o saber cientifico, destruindo o fluxo de conhecimento entre diversos pesquisadores da área jurídica.

Sendo assim não pode dizer que a pesquisa jurídica é única e exclusiva para a produção de conteúdo acadêmico.

É importante dizer que atualmente o saber jurídico, de uma maneira individual pode ser deduzido, mas não é feito com a troca de informações. Com isso é complicado para a ciência romper com o caráter perpendicular de dedução. A doutrina é única de cada autor. Assim como as normas são decretadas por legisladores, a verdade é dita pelas doutrinas.

Outro ponto importante é quanto a pesquisa sem regras e conceitos pré-definidos.

Avaliando o discurso cientifico jurídico, chega-se a conclusão de que estes são mascaramentos feitos pelos doutrinadores que ao mesmo tempo guarda em sua essência conceitos de suas doutrinas preferidas.

Por um olhar superficial, o discurso doutrinário jurídico, não possui valoração (é dito neutro), porém esta repleto de princípios, com crenças, com definições sociais e doutrinas com partidos tomados. Não existe a possibilidade de existir (surgir) uma verdade pura, a única verdade que emerge é uma meia verdade, que encobre práticas como dominação e poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com