TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza da Ciência Social

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

GIL, Antônio Carlos. Natureza da ciência social. In: Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008. p.19 - 24.

O autor do texto ¨Natureza da ciência social”, Antônio Carlos Gil, faz uma abordagem focando a capacidade do ser humano em procurar conhecer o mundo que o habita, através de várias fontes de conhecimentos. Acentua que a religião, e a formação dos filhos pelos pais, têm considerável influência para se chegar a esse objetivo, entretanto, o autor destaca, que o conhecimento filosófico tem maior importância por ter na sua essência no raciocínio lógico.

Gil destaca também, que várias formas na busca do conhecimento não satisfazem às necessidades dos mais exigentes, por causar equívocos. A partir dessa premissa, o autor evidencia a ciência como a fonte mais segura para aquisição do conhecimento.

Segundo o autor, a ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível, e, dentro dessas características, se distingue o que é ciência e o que não é, descrevendo que, a multiplicidade de definições, criou-se a ciência particulares, subdividindo-as em formais e empíricas.

Ressaltando a forte influência, ocasionada por inovações tecnológicas e políticas, ocorrida a partir da segunda metade do século XIX, salientando o conhecimento do homem e do seu convívio social, que até então era matéria de estudo dos teólogos e filósofos, o autor, pontua que nesse contexto, surge uma nova concepção científica do saber, criada pelo pai da Sociologia Augusto Comte, denominada de Positivismo, tendo as características principais como base científicas: O conhecimento da sociedade, o conhecimento da experimentação, o conhecimento quantitativo e o conhecimento da ocorrência dos fatos.

Dentro da sua argumentação, Gil conclui que a importância de reconhecer as diferenças, entre os objetos das ciências sociais e humanas, dos objetos das ciências físicas e biológicas são essenciais, sublinhando suas dificuldades

daquelas ciências: A problemática da objetividade, da quantificação e da generalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com