TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra Clássica de Cesare Beccaria “Dos Delitos e das Penas”

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE DIREITO – 3º A

LETÍCIA R. M.

DIREITO PENAL I

A obra clássica de Cesare Beccaria “Dos Delitos e das Penas” e seus reflexos nos direitos humanos como base para a aplicação da sanção penal brasileira

Americana, SP

Março de 2016


A obra clássica de Cesare Beccaria “Dos Delitos e das Penas” e seus reflexos nos direitos humanos como base para a aplicação da sanção penal brasileira

Cesare Beccaria, praticamente “deu à luz” aos princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana ao ordenamento jurídico penal, evitando com que sanções penais severas fossem aplicadas a crimes considerados pequenos, respeitando assim a gravidade do crime, onde punia-se barbaramente e sem critério algum. A ideia era tratar o condenado com respeito e dignidade, pagando apenas pelo crime que cometeu, privando-o da liberdade e de alguns direitos em favor da harmonia da sociedade e não tirando seu bem mais valioso: a vida. Onde uma pena mais longa produziria mais efeitos do que a pena de morte. Um grande exemplo de julgamento injusto é a condenação de Jesus Cristo, onde o mesmo foi julgado sem critério algum.

A elaboração de uma lei com fácil interpretação, a admissão das provas para um correto julgamento, a descoberta da verdade e a pena aplicada, não serviria apenas para intimidar a sociedade, mas sim, para evitar a reincidência desses criminosos.

“[...] Que a pena não seja um ato de violência de um ou de muitos contra um membro da sociedade. Ela deve ser pública, imediata e necessária, a menor possível para o caso, proporcional ao crime e determinada pelas leis”.[1]

O Código Penal Brasileiro, preceitua em seu artigo 38 que: “O preso conserva todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito à sua integridade física e moral”. Assegurando assim a dignidade da pessoa humana do preso, porém esse artigo é bem utópico e está longe de ser alcançado devido as situações precárias em que o sistema prisional brasileiro se encontra, principalmente quando o assunto é a ressocialização.

Punir, não significa que esta pessoa não cometa mais crimes, se não houver uma conscientização da sociedade, de nada valerá tais punições, a legislação deve ser para prevenir que tais crimes ocorram, como diz o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

Uma reforma no Brasil deve ser feita urgentemente, pois não adianta só reclamarmos dos políticos, a sociedade é tão ou mais culpada que esses políticos, pois somos nós mesmos quem os elegemos, o poder emana do povo.

Acredito que o sonho de todos os cidadãos sejam viver em um mundo sem violência, sem desigualdades sociais, porém todos devem se unir para construir esse mundo e esse processo deve se iniciar do topo da pirâmide, com os nossos representantes. Não adianta nada punir o ‘ladrão de galinha’, que praticou esse delito para alimentar sua família e deixar livre aquele que desviou milhões e milhões dos cofres públicos, tenho por mim que este é muito mais perigoso que o tal ‘ladrão de galinha’, pois este não tirou a vida de ninguém, já o outro, esse sim ‘matou’ diversas pessoas que estavam à espera de atendimento médico, de uma cirurgia, de um medicamento, entre outras necessidades básicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com