TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Peça Processual Civil

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DA CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA DE __ (BRASÍLIA)

GOLD INCORPORAÇÕES E CONSTRUÇÕES S.A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 00, localizada em São Paulo – SP, neste ato representada por seus prepostos Jennifer e Marcos, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado que esta subscreve (com procuração anexa e endereço no qual recebe intimações), com fulcro nos artigos 335 e ss. do CPC, oferecer a seguinte:

CONTESTAÇÃO

à AÇÃO DE DECLARAÇÃO DE NULIDADE DE CLÁUSULA CONTRATUAL C/C INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS que lhe move JOÃO HENRIQUE B, já devidamente qualificado nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

  1. DA TEMPESTIVIDADE

Destaca-se que a contestação é tempestiva, uma vez que foi oferecida dentro do prazo legal de 15 dias úteis, nos termos do art. 219 e 335 do CPC. O prazo teve início com a juntada do mandado de citação nos autos do processo, nos termos do artigo 231, inciso II, do CPC, que foi dia ..., portanto pode ser oferecida até o dia ..., sendo tempestiva.

  1. DO CABIMENTO

Também é válido pontuar que o instrumento de defesa do réu no curso do processo de conhecimento chama-se contestação – o meio aqui utilizado, nos termos do art. 335 e ss. do CPC.

  1. DAS PRELIMINARES
  1. DO FORO ADEQUADO

Conforme reconheceu o próprio autor na sua peça inicial, havia no contrato de compra e venda celebrado entre as partes cláusula de eleição de foro, nos termos do art. 63 do CPC. Ocorre, porém, que o requerente alega ser abusiva a referida cláusula, invocando a proteção ofertada pelo CDC, pois afasta o juízo acordado para dirimir eventuais conflitos entre as partes. Contudo, o Superior Tribunal de Justiça estabeleceu entendimento restrito acerca dessa proteção conferida pela codificação consumerista. No entender do Egrégio Tribunal, não basta tratar-se de relação de consumo para invalidar a cláusula de foro. É necessário que esteja caracterizada a hipossuficiência da parte. Nos termos do RECURSO ESPECIAL Nº 1.675.012 - SP (2017/0076861-1):

“Apesar da proteção contratual do consumidor estabelecida pelo CDC, o benefício do foro privilegiado estampado no art. 101, I, do CPC não resulta, per se, em nulidade absoluta das cláusulas de eleição de foro estabelecidas contratualmente. O STJ possui entendimento no sentido de que a cláusula que estipula a eleição de foro em contrato de adesão, só poderá ser considerada inválida quando demonstrada a hipossuficiência ou a dificuldade de acesso da parte ao Poder Judiciário”.

Assim, considerando o entendimento do STJ acerca da cláusula de foro nos contratos (seja ou não de adesão), o pleito autoral sobre o tema não merece prosperar, pois não está demonstrada nos autos a condição de hipossuficiência ou dificuldade de acesso do autor ao Poder Judiciário. Portanto, requer o reconhecimento da validade da cláusula de eleição de foro e que seja remetido o processo para o juízo da comarca de Valparaíso, conforme pactuado pelas partes.

  1. BREVE RESUMO DOS FATOS

As partes celebram um contrato de compra e venda de um imóvel cuja entrega estava prevista para prazo certo. Devido a complicações próprias de edificação de obras, a construtora não pôde finalizar no prazo a entrega pactuada. No entanto, havia cláusula que permitia a prorrogação do prazo em 180 dias. Ainda ficou estabelecido que nesse prazo não estava incluso o necessário para a execução de outros serviços extraordinários, acréscimos e arremates. Eis os fatos.

  1. DO MÉRITO
  1. DA CORREÇÃO DOS VALORES

Em direção oposta à narrativa do autor, o valor de R$11.000,00 (onze mil reais) estimados como lucro cessantes é excessivo e não encontra suporte fático para sua exação. Ora, considerando que havia cláusula expressa no contrato prevendo a dilação do prazo de entrega em até 180 dias (quase metade de 1 ano), não há como calcular os lucros cessantes com base em 11 meses de atraso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com