TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política do Neoliberalismo

Por:   •  21/6/2018  •  Artigo  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

A política do Neoliberalismo para nós, um país em desenvolvimento, outrora, país de terceiro mundo, ele vem com uma hostilidade de desenvolvimento muito grande, a ponto que colocamos os pobres, como classe média em ascensão. Uma classe média que não tem poder de compra, uma classe média que não é escolarizada, uma classe média que tem uma alta carga tributária e não pode usufruir dos serviços do Estado, que classe média é essa? E os pobres cada vez mais miseráveis.

Características do Ultraliberalismo

1ª Característica:

Neoconservadorismo Penal: Eu tenho ouvido, cada vez mais forte, os pedidos de intervenção militar, e alguns até dizendo que essa modalidade de intervenção está prevista na Constituição Federal. Não! Ela não está prevista. Está prevista intervenção FEDERAL, que é um instrumento democrático, extraordinário, especial, mas de recuperação do manifesto democrático. Esse neo conservadorismo penal me gera um mal estar muito grande, nós vamos prender crianças? Ahhh.. mas eles sabem o que estão fazendo! Sim, eles sabem, mas eles não tem uma perspectiva do amanhã, porque o mundo capitalista tirou a esperança do futuro deles. Então nós vamos encher os presídios que mal cabem os adultos com crianças?

Há, também, outro ponto ao ouvirmos falar essa expressão de uma mistura entre os crimes e o fundamentalismo religioso, contra o aborto, mas a favor da pena de morte. Não vamos discutir a eutanásia, mas vamos fechar os olhos para as chacinas diárias. “Ah.. mas eu sou a favor do bem da vida” O que é vida então? Porque se eu sou a favor da vida, sou a favor em qualquer momento. Agora a vida pertence ao Estado ou ao sujeito? Porque um dos direitos que nos efetivamos desde a revolução francesa é que a vida ME PERTENCE. Quando eu luto pela dignidade da vida, é porque eu quero essa vida digna para mim e o Estado que vai decidir qual é o conceito de dignidade? Ou eu tenho a escolha e o Estado apenas cria mecanismos de controle social? Mas não de controle individual?

Nós estamos vendo um Estado tomando cada vez mais o nosso poder de decisão. Mas também em um país em que um projeto de lei que virou lei, chamada Lei da Palmada, controlando os pais, em que temos uma embaixatriz chamada Xuxa Meneghel, nós vemos que chegamos, de fato, na pós modernidade. É o caos!

Xuxa ser representante de direitos? Mas tudo bem.. afinal, se nós tivéssemos preocupados mesmo com a juventude, eles não seriam chamados de reeducandos, ao cometerem alguma infração ou crime penal, afinal, só é reeducando quem um dia foi educado, pois reeducar é educar duas vezes.

2ª Característica

Neoliberalismo na Economia: Alegria de pobre: Parabéns, chegou o décimo terceiro! Vamos falar que o acesso à Educação chegou a todos? Ou vamos falar do sucateamento da Educação? Vamos falar que acabamos com a reprovação escolar porque atendemos à reclamação do Banco Mundial e não da UNESCO? Afinal, é melhor você aprovado porque não está apto para ser reprovado, do que reprovar porque não adquiriu conhecimentos. E aí vem um Estado, mascarando toda essa situação da educação do país, falando que o ensino superior te prepara pro mercado de trabalho.

Primeiro que a expressão mercado de trabalho ficou lá na década de 70, hoje não temos mercado de trabalho, o que nós temos são POSTOS de Trabalho, porque se existisse mercado de trabalho, todos sairiam da universidade ingressados no mundo do trabalho, e não é o que acontece, pois muitos ficam à margem.

Quantos aqui dependem exclusivamente do SUS? Da segurança pública? Então você não utiliza de um seguro de um carro? Seguro de casa? Condomínio e etc?? E enquanto isso, o Estado, com todas suas projeções e conceitos sustenta uma idéia de que somos um PAÍS EM DESENVOLVIMENTO, a potência que está em desenvolvimento. Está em desenvolvimento, mas quantos morrem na fila de um hospital?  Sem sequer ter um LEITO, para morrer na privacidade de um LEITO.

Ricos cada vez mais ricos, pobres cada vez mais pobres.

Quando eu vejo essa lavajato, todos esses escândalos de corrupção, eu não sei vocês, desculpem minha ignorância, mas eu não consigo IMAGINAR quanto dinheiro é isso!

3ª Característica

Neoconservadorismo social: A discussão moral, religiosa e pessoal nunca esteve tão presente no campo político como está agora.

E aí nós podemos destacar a questão da eutanásia, da descriminalização do aborto. Um dia me perguntaram se eu era a favor da descriminalização do aborto e eu disse que sim, eu sou a favor! Mas, ser a favor da descriminalização não quer dizer que eu seja a favor do aborto.

O que eu fico me perguntando é: É possível ter uma discussão sobre a descriminalização do aborto, da maconha no campo político? Ou só é possível no campo religioso, sob a ótica do conservadorismo social?

O poder judiciário perdeu a noção de cidadãos e ele trabalha com clientes. Então, toda a demanda tem sido pra atender a satisfação dos clientes e não da cidadania!

Estamos perdendo a noção de cidadania e estamos ingressando nessa idéia de que somos consumidores. Se eu virar e perguntar aqui: O que é a constituição? Poucos saberiam me responder, agora deixar eu perguntar o que é código de defesa do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com