TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Previsão legal e Hipóteses de Cabimento do Recurso

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 3

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

  1. Previsão legal e hipóteses de cabimento do recurso:

Os embargos de declaração estão previstos nos artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil. Tal recurso tem como finalidade pedir esclarecimentos de qualquer decisão judicial que contenha vícios de obscuridade, omissão, contradição ou erro material.

O vício de obscuridade refere-se a falta de clareza do ato, a decisão desperta dúvidas sobre o que foi decidido, é necessário que o juiz promova os esclarecimentos necessários. A contradição trata da incoerência da decisão, ocorre quando uma ou mais partes do dispositivo são incompatíveis, apresentam ideias opostas. Tratando-se sobre omissão, é quando o juiz não se pronuncia sobre uma questão relevante para o processo. Já, o vício de erro material ocorre quando há erros de cálculos, de expressão e de fato, tal vício deve ser comprovado.

É cabível contra todo tipo de decisão judicial (interlocutórias, sentenças e acórdãos), em qualquer grau de juridição e em qualquer tipo de processo (conhecimento e execução), além de jurisdição contenciosa ou voluntária.

São cabíveis os embargos de declaração quando a decisão judicial apresentar um ou mais vícios dispostos no art. 1.022 do CPC.

O embargante precisa apontar na petição de embargos de declaração qual é o vício da decisão judicial, no prazo de 5 dias a contar da intimação para ciência da decisão. Ao apresentar os embargos, os prazos para outros recursos ficam suspensos para todas as partes.

Quando a parte não opuser embargos e sim outro recurso (ex: apelação), se o juízo de segundo instância não puder sanar o vício, deverá anular a decisão e determinar que o juízo de primeira instância profira outra decisão, corrigindo os vícios presentes na primeira.

  1. Competência para exame de mérito:

        Para examinar os embargos é competente o juiz ou tribunal que prolatou a decisão, são apresentados por petição (no Juizado Especial podem ser opostos oralmente ou por escrito). O embargante deverá fundamentá-los, indicando qual o vício de que a decisão padece.

O julgador fará um juízo de admissibilidade; se não preenchidos os requisitos, não conhecerá do recurso. Se aceitar, passará a julgar o mérito, dando-lhe ou negando-lhe provimento, conforme constate ou não a existência dos vícios apontados. O juiz deve afastar os vícios de que a decisão padece.

Há o entendimento da necessidade de dar vista ao embargado, para que ele apresentasse contrarrazões, conforme o art. 1.023, § 2º, do CPC. A avaliação deve ser feita em tese, o juiz intimará o embargado para contrarrazões se o teor dos embargos for tal que o seu acolhimento possa resultar na alteração daquilo que foi decidido. Apresentados os embargos, e colhidas as contrarrazões quando necessário, o juiz terá prazo de cinco dias para julgá-los.

  1. Efeitos recursais:

        O efeito dos embargos de declaração é devolutivo em virtude de retornar a decisão para que o juiz que a proferiu, possa analisar novamente.

        Aplica-se o efeito suspensivo com base no § 1º do art. 1.026, o juiz ou relator concedem a suspensão em razão da fundamentação ser relevante, houver risco de dano grave ou de difícil reparação

Os embargos de declaração têm efeito translativo. Ao examiná-los, o julgador poderá conhecer de ofício de matérias de ordem pública, ainda que estas não sejam objeto dos embargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com