TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Por:   •  16/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O instituto da Previdência Social está previsto na Constituição Federal, art. 201, no qual dispõe que a previdência será organizada sob forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, atendendo nos termos da lei a cobertura de doença, invalidez, proteção à maternidade, ao trabalhador em situação de desemprego involuntário, salário-família e auxílio-reclusão para dependentes dos segurados de baixa renda, e pensão por morte do segurado.

De acordo com o atual governo, o projeto da reforma da previdência visa a redução da velocidade do aumento de despesas, elevando a idade média da aposentadoria e das receitas com taxação gradativa dos salários dos contribuintes.

 Dentre as alterações previstas no referido projeto, as mais debatidas consistem na: idade mínima e tempo de contribuição; regras de transição no INSS; aposentadoria do trabalhador rural; regra de cálculo dos benefícios do INSS; alíquota de contribuição; servidores públicos; professores, policiais e agentes penitenciários; pensão por morte; assistência social e abono salarial; opção de capitalização para novos segurados; parlamentares; e a desconstitucionalização.

Com base na proposta, é previsto idade mínima para as aposentadorias de trabalhadores de iniciativa privada – homens aos 65 anos e mulheres aos 62 anos – contabilizando 20 anos de contribuição. Além disso, também é proposto o encerramento da possibilidade da aposentadoria por tempo de contribuição.

No que diz respeito à aposentadoria rural, a idade mínima será de 60 anos para homens e mulheres, bem como a imposta a contribuição mínima de R$ 600,00 ao ano, no período de 20 anos, para o produtor conseguir a aposentadoria. Nesse caso, também são debatidas questões em relação à igualdade da idade mínima para os homens e mulheres.

Em relação à mudança quanto às alíquotas, é previsto nova fórmula de cálculo para a contribuição dos servidores públicos.

A fixação se assemelha ao Imposto de Rendas: alíquotas de 7,5%, para recebimentos de até um salário mínimo, até 22%, para recebimentos maiores que R$ 39 mil, o que compõe a alíquota de 16,79%.

Quanto à desconstitucionalização da previdência social, de acordo com o proposto, são autorizadas pelos artigos possíveis alterações das regras através de projetos de lei. Em contrapartida, esse ponto é criticado pelo fato de ferir a segurança jurídica da sociedade.

Segundo o juiz federal João Batista Lazzari, a desconstitucionalização da previdência social é um dos pontos mais polêmicos em razão de fragilizar o sistema, o que pode gerar uma insegurança jurídica.

A PEC da reforma da Previdência possui diversos pontos que são amplamente criticados e discutidos, tanto no âmbito político quanto no âmbito jurídico e social. A Idade mínima para a aposentadoria por exemplo (65 anos para homens e 62 para mulheres), é questionada, principalmente sobre dois prismas:

O primeiro, sobre a ótica de que as referidas idades violariam o direito fundamenta à Previdência, vez que a expectativa de sobrevida em alguns locais do país demonstra-se inferior às idades retro mencionadas; O segundo, no que refere-se a equidade dos beneficiários, neste a crítica aponta que um trabalhador que laborou em um escritório durante todo o tempo de contribuição se aposentará exatamente com a mesma idade do trabalhador que desempenhou sua função em ambiente totalmente insalubre como, por exemplo, em uma carvoaria (neste ponto, há a demonstração de um suposto erro que mais uma vez não foi corrido em uma proposta de reforma).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com