TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO DE MULTA ADMINISTRATIVA

Por:   •  28/7/2022  •  Ensaio  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

Recurso Administrativo - Multa de condomínio

Ilmo. Srs. Síndico e Cond. Metropolitan Sidney

A LOCADORA/ADMINISTRADORA: LEMES E PILLA LTDA - ME, empresa administradora da unidade 1503-O, vem por meio deste apresentar RECURSO ADMINISTRATIVO em face da multa aplicada em 16 de julho de 2022 por suposta violação ao item nº 4 - INFRAÇÃO do Regimento Interno.

  1. BREVE RELATO

Consta na notificação de multa, que o notificado está em desacordo com o regimento interno do condomínio, pois no dia 16 de julho de 2022, teria gerado incomodo para os demais moradores por excesso de barulho.

A notificação dispõe que foram infringidos os seguintes itens do regimento interno:

CAPÍTULO IV - INFRAÇÃO

[...]

4.19. Os CONDÔMINOS serão responsáveis por todos os danos, prejuízos e outras consequências causados, ainda que de forma fortuita, por si, seus prepostos, empregados e eventuais sublocatários, em qualquer recinto do Residencial, correndo por sua conta o integral custeio das despesas necessárias aos consertos, reparos ou alterações que se fizerem necessários. Caso o proprietário não execute os referidos serviços de consertos, reparações e alterações.

Decorrente da suposta infração, a recorrente foi multada em R$ 262,24 (duzentos e sessenta e dois e vinte e quatro centavos), a ser pago juntamente com a taxa de condomínio do mês de agosto do presente ano.

Por fim, constou que o recorrente tem quinze dias para apresentar recurso de multa ao conselho de condomínio, o que faz pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

  1.  DA TEMPESTADE DO RECURSO

O recorrente foi notificado em 18 de julho de 2022 e apresentou o recurso administrativo na data de hoje, 28 de julho de 2022, portanto, dentro do limite estabelecido na notificação.

  1. DO PAGAMENTO DA MULTA, DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA

Em que pese o Capítulo XXI, item 21.2, § 1º, dispor que “o conselho consultivo não acatará recurso contra multa imposta pelo síndico, sem que o recorrente comprove ter quitado a multa objeto do recurso”, sabe-se que qualquer penalidade, administrativa ou judicial, deve ser conduzida com observância aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, sob pena de serem invalidados.

O artigo 5 da CONSTITUIÇÃO deixa claro que inclusive em processos administrativos deve ser assegurado o direito ao contraditório e ampla defesa:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LV - Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

É nesse sentido a jurisprudência dominante do país:

MULTA - CONDOMÍNIO - ILEGALIDADE - CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA - PROCEDIMENTO - REVISÃO - EQUIDADE. Princípios constitucionais do contraditório e ampla defesa. Norma cogente. Possibilidade de análise da convenção condominial pelo Poder Judiciário. Análise do caso concreto. Por equidade, a solução mais equânime é autorizar o recurso do condômino à assembleia independente de pagamento antecipado. Recurso parcialmente

Ademais, consta na notificação anexada que o valor da multa virá juntamente com a taxa de condomínio do mês de agosto/2022, portanto, não liberado ainda para pagamento.

Dessa forma, requer a análise e o julgamento do presente recurso, independentemente do pagamento da multa fixada.

  1. DA MULTA APLICADA

Importante esclarecer o que verdadeiramente ocorreu na data dos fatos.

Na data mencionada na notificação, a unidade foi acionada por excesso de barulho na qual prontamente no mesmo momento o convidado que estava na unidade abaixou e atendeu o pedido do solicitante, reduzindo assim o volume que era apenas de uma televisão, não era qualquer outro aparelho de som.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com