TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre Economia e Direito

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas Pitágoras – FipMoc

Anna Gabrielle Brandão Alves Silva Vidal

Bruno Bernardo Guimarães Freire

Ingrid Fernanda Mota Gontijo Ataide Araujo

Maria Paula Oliveira

Rafaela Mendes Rodrigues

Revisão de Literatura

Relação Entre Economia e Direito

Montes Claros / MG

Setembro – 2016

Anna Gabrielle Brandão Alves Silva Vidal

Bruno Bernardo Guimarães Freire

Ingrid Fernanda Mota Gontijo Ataide Araujo

Maria Paula Oliveira

Rafaela Mendes Rodrigues

Revisão de Literatura

Relação Entre Economia e Direito

Revisão de Literatura apresentada como um dos instrumentos de avaliação da disciplina Economia Política, do 1º período noturno do curso de Direito das Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc, professor Frederico Bastos.

Montes Claros / MG

Setembro - 2016

RELAÇÃO ENTRE ECONOMIA E DIREITO

Palavras-chave: Direito, Economia, Análise Econômica do Direito.

INTRODUÇÃO

A Economia tem como foco principal as condições da prosperidade material, na acumulação da riqueza e em seus mecanismos de distribuição. Concomitantemente, o Direito vem para dar ordem à sociedade, além de regular a Economia procurando promover o bem-estar social.

Neste trabalho serão estabelecidas ligações entre Direito e Economia, onde ambas procuram adequar as necessidades humanas, que são ilimitadas, aos recursos que, por outro lado, são limitados. Este pode ser definido como o ponto de encontro entre eles, pois tanto este como aquele visam solucionar necessidades e conflitos.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Cooter (2010 apud SOEIRO, 2012) o movimento surgiu na América do Norte e vem sendo difundido pelo mundo. Essa correlação teve notoriedade principalmente nos Estado Unidos, tornando – se uma disciplina integrante do curso de Direito de uma importante Universidade do país.

        Somando a visão do autor supracitado, Gaspaldi (2005, p.35) dispõe:

Nos tempos mais remotos da humanidade, encontramos os rudimentos dos principais institutos jurídicos e econômicos, como o dinheiro cunhado, contratos comerciais, especialização no trabalho, direitos de propriedade e de herança e até sanções contra manobras especulativas e de açambarcamento e fraudes em pesos e medidas.

Apesar de este estudo ter origem a cinquenta anos atrás, é considerado recente no Brasil aos olhos de outros países. Hoje, diversos centros de estudos e universidades se dedicam a estudar as relações entre Economia e Direito, e literaturas internacionais sobre a análise econômica do Direito são vastas.

Com um mercado regulamentado e leis objetivas, é possível ter uma economia de mercado bem fundamentada. Soeiro (2012) afirma que quando se tem conhecimento à cerca de institutos econômicos e o modo como os mercados funcionam, ocorre uma aproximação entre as normas jurídicas à realidade econômica. Tal assume relevância quando considerado que o ordenamento jurídico exerce influência sobre o comportamento dos agentes econômicos.

 Somando a este pensamento, cumpre destacar:

A ordem jurídica e a ordem econômica mantêm entre si vínculos da mais completa interdependência. O direito não pode, mesmo, ser encarado com abstração da matéria econômica, do mesmo modo que a produção e, notadamente, a circulação das riquezas dependem, estreitamente, de normas jurídicas. Todos os ramos da ciência jurídica mantêm pontos de contato com a economia (Direito Constitucional, Comercial, Civil, Administrativo, Penal, do Trabalho, Financeiro, Internacional etc.). (GASPALDI, 2005, p.74)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com