TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Docente: Gisele Rocha

Disciplina: Responsabilidade Social e Ambiental

Anne Duarte, Lidiana Santos, Aline Santos, Lilian Avelino, Natália Queiroz,

Tayana Suzarte, Maristela Daltro

        

Responsabilidade Socioambiental

Feira de Santana

2016

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

INTRODUÇÃO

O crescimento desordenado da população e o mau uso dos recursos naturais causaram vários impactos ambientais, sociais e econômicos ao longo dos anos. A fim de minimizar tais problemas, foram desenvolvidos projetos mundiais como o relatório de Brundtland, ECO-92, Agenda 21, Carta da Terra e MDM – Metas do Desenvolvimento do Milênio e Pacto Global. Estes conceitos orientam as organizações à prática de uma gestão responsável, considerando a relação ética e transparente com todos os públicos – stakeholders: clientes, consumidores, fornecedores, acionistas – que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento sustentável do seu negócio e da sociedade, preservando os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras proporcionando diversos benefícios para sociedade e organizações. Anteriormente, as intervenções corporativas eram realizadas através de assistencialismo e filantropia. Porém, na atualidade, as corporações investem seus próprios recursos em projetos de interesse público não mais apenas através da prática da filantropia, mas também por meio de ações voluntárias, planejadas e assessoradas, a fim de transformar a precária realidade ambiental, econômica e social para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A exemplo do estudo de caso da Mapfre Seguradora S.A., é possível afirmar que a responsabilidade social corporativa, definitivamente se tornou uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações. Assim, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas/sociedade. Estas questões influenciam as tomadas de decisões e tornam-se necessárias algumas mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e competitividade. Mas, está equivocado quem pensa em desenvolvimento sustentável como algo que se limita ao meio ambiente, da mesma forma que responsabilidade social se restringe a ações ou investimentos em projetos sociais. Responsabilidade social corporativa expressa o ato de entender e agir em resposta a demanda da sociedade, onde o valor gerado por uma empresa não se estabeleça somente em lucros, mas que proporcione um impacto positivo para o conjunto dos afetados direta ou indiretamente por suas operações.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – ONGs

Hoje em dia muito se fala sobre meio ambiente, efeito estufa, uso racional dos recursos não-renováveis, em reaproveitamento e reciclagem de materiais. Mas, pouco (ou nada) se fala em responsabilidade socioambiental, que nada mais é do que fazermos a nossa parte englobando todos os itens citados acima.

Mais do que um conceito, responsabilidade socioambiental é uma postura. É adotar, individual ou coletivamente, práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas

Responsabilidade socioambiental abrange vários aspectos: social, ambiental, cultural, econômico, todos interligados. É importante que o conceito seja difundido em empresas, escolas, comunidades. Multiplicar os bons exemplos ajuda a desmistificar a ideia de que não há saída. O desequilíbrio social e ambiental é sim, motivo de preocupação. Mas há casos reais que mostram as tendências de reversão, conscientização e responsabilidade pelo planeta e sua sustentabilidade.

No Brasil as ONGs começaram a ganhar força no final da década de 80 e início dos anos 90, e até hoje são fortes aliadas no combate às injustiças, de ordem social, econômica e ambiental. Uma das principais instituições brasileiras é o SOS Mata Atlântica criada em 1986 com objetivo de preservar os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país. Outras que se destacam é o Instituto Ethos de responsabilidade social e o Akatu promovendo a responsabilidade social para educar e mobilizar a sociedade para o consumo consciente.

Sem dúvida essas instituições colaboram para a melhoria da consciência das pessoas sobre problemas recorrentes e preocupantes no país, atraindo a atenção da população e do governo sobre o que está acontecendo no planeta, servindo como alerta para uma possível ação preventiva ou corretiva. Além disso, as ONGs também executam ações próprias visando às soluções para os problemas.

Com o objetivo de solucionar problemas ambientais, sociais e econômicos, as ONGs (Organizações não governamentais) também chamadas de Terceiro Setor, surgiram para propor melhorias em alguns sistemas debilitados em diversos países. Utilizado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organização das Nações Unidas) o termo ONG, define toda organização da sociedade civil que não está vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que têm uma finalidade pública, sem fins lucrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com