TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa Trabalho Charles

Por:   •  8/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

A Revolução Francesa

    A Revolução Francesa se inicia no século XVIII, como resultado da crise econômica e insatisfação popular em que a França vivia, devido a má administração do rei Luis XV. Enquanto isso, em Paris surgia o Iluminismo (movimento que valorizava a razão e criticava o absolutismo e o mercantilismo) e a cidade torna-se o centro filosófico do mundo.

    Desde a idade média havia a divisão de classes e a composição social era resumida em; primeiro lugar o clero, em segundo a nobreza e em terceiro o restante da população. Porém era uma monarquia absolutista onde o poder estava concentrado de forma desigual na mão da nobreza, assim surge o começo do desafio às tradições antigas. O grito de igualdade pregado por pensadores como Rousseau e Voltaire começam a chegar ao povo.

    Para vingar as derrotas do avô, o então rei Luis XVI decide ajudar na independência americana e logo entra em uma grande dívida, o que pode marcar o início do colapso francês.

   Um dos grandes nomes da época, Maximilien Robespierre, começou a criticar a desigualdade entre o rei e o povo, então logo ganhou voz.

    A fome bem como o aumento de impostos, gerou revolta popular, então o Rei convocou os Estados gerais que era onde os representantes de cada classe discutiam sobre assuntos de emergência, porém o clero e a nobreza se uniam, portanto sempre saiam em vantagem contra o povo, que por sua vez propôs que fosse realizado o voto individual e não por estado, logo como eram minoria, os dois primeiros estados não aceitaram, assim o terceiro estado criou a Assembleia Nacional constituinte para promover uma então monarquia constitucional. Isso não foi bem visto pelo Rei que reprimiu com força militar para dispersá-los, mas o povo reagiu e invadiu um arsenal em Paris roubando milhares de armas, sem pólvora foram buscar a mesma na prisão de Bastilha, que abrigava opositores do Rei francês. E em 14 de julho de 1789 houve a Queda da Bastilha (prisão que era símbolo da opressão absolutista), mostrando o poder do povo e o início da revolução. Temendo o ímpeto popular a burguesia decreta a abolição dos direitos feudais e a instauração da Declaração dos Direitos do homem. O povo exigia uma monarquia constitucional, direitos iguais e Robespierre também exigia liberdade de imprensa.

    Com medo da opressão do povo muitos nobres fugiram para países como Áustria e Prússia. O Rei e a rainha foram prisioneiros do povo, que invadiu seu Palácio em Versalhes, então agora o poder estava na mão do terceiro estado e tinha uma monarquia constitucional liderada por Robespierre. O Rei Luis XVI tentou fugir para a Áustria, porém não teve êxito, mas alguns do clero e da nobreza que estavam nos países vizinhos começaram a organizar uma contrarrevolução.

    A assembleia constituinte foi substituída pela assembleia legislativa, que era dívida pelos Girondinos (burguesia que acreditava numa visão conservadora) e os Jacobinos (acreditavam que as mudanças deveriam ocorrer de forma radical). Em 1792 a Guerra entre Áustria e Prússia contra a França é declarada e inicia-se a fase conhecida como terror. Os jacobinos tomam frente na revolução e ocorre a destituição do Rei e a instauração de uma República. Acusados de traição, o rei e a rainha são mortos na guilhotina em 1793. Temendo os avanços da contrarrevolução, começa-se a matar os traidores, estando entre eles padres e religiosos que eram considerados culpados, esse fato "choca" a Europa.

    Em 1794 os Girondinos dão um golpe, conhecido como reação termidoriana, que revertia muitas medidas e Robespierre junto às lideranças Jacobinas foram Guilhotinados.

    O Diretório (retomada de poder pelos Girondinos) substituiu a convenção em 1795 mas a situação ainda era instável, a alta burguesia viu na ditadura uma solução para a França e o vitorioso general Napoleão Bonaparte surgiu como solução e então em 1799 através do golpe de 18 de brumário ele toma o poder e depois vira imperador da França.

    "Onde existe tirania, o grito por justiça é eterno".

    A Revolução Francesa se estendeu por 10 anos e espalharam-se pelo mundo, foram algumas delas:

    - Fim dos privilégios aristocráticos;

    - Queda do absolutismo em toda a Europa;

    - Inspirou movimentos de independência;

    - Popularizou a República como forma de governo;

    - Garantiu a aplicação de ideais liberais de liberdade.

  A herança da Revolução Francesa nos trouxe o rompimento do poder absolutista, o surgimento de democracias e sistemas constitucionais, além dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade. Ela também inspirou outras revoluções pelo mundo, que lutavam contra monarcas e seus regimes, marcou o início da luta pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com