TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Soberania Maquiavel e Bodin

Por:   •  28/2/2020  •  Dissertação  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho

 de

Ciência Política e

Teoria do Estado

Professor : Ivair Da Silva Costa

Aluno : Eduardo Lima da Silva  

Turma : STM0040101NNA

Distinção de soberania entre BODIN e MAQUIAVEL

        A soberania é a forma como um homem ou um grupo se mantém no poder, Logo ela pode ser vista de diversas formas. Com isso temos a visão de soberania na opinião de dois importantíssimos nomes no âmbito da política, Nicolau Maquiavel e Jean Bodin , cada um como uma visão de que seria a soberania.

           Nicolau Maquiavel foi um filósofo italiano que nasceu em 1469 em uma cidade chama Florença. Ele teve toda sua vida baseada em participação na área da política , redigiu uma grande obra chamada o Príncipe. Onde  traz conceitos como virtu e fortuna, seria basicamente como um manual de comportamento a ser seguido pelos príncipes ou governantes , para que se mantenham no poder , onde ele fala que não importa o que esse governante faça o que importa é que ele se mantenha no cargo .  Isso se evidência na frase “os fins justificam os meios “ , além disso para Nicolau jamais deveria haver participação da religião na política.

         Jean Bodin foi um teórico político nascido na França em 1530, Bodin desenvolveu o conceito de soberania , recomendando como monarquia absolutista a melhor forma de governo. Onde, o rei estaria a cima de tudo e com o controle total  após ser escolhido por Deus , através da igreja católica , forma de governo que teve grande presença na Europa .

       Dessa maneira , penso que a grande distinação entre a soberania para Nicolau Maquiavel e Jean Bodin  seria a influência da religião que se faz ausente na forma de governo para Maquiavel , já para Bodin é necessário para que se tenha um bom governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com