TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Max Weber

Por:   •  21/11/2021  •  Tese  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Karl Marx, a luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais.

A luta de classes, que existe desde a Idade Média, envolve questões entre a classe dos proletários e a burguesia dentro da sociedade capitalista. Um conceito muito importante e que complementa o de luta de classes é a “mais valia”, desenvolvida também por Marx. Assim, a mais valia é da base de exploração do sistema capitalista em que relaciona a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido. Nesse caso, e dentro do contexto capitalista, a classe proletária e trabalhadora é explorada pela classe detentora dos bens de produção, ou seja, a burguesia. No entanto, o esforço cedido pelo operário não é revertido em valores monetários reais. Esse processo, segundo Marx, leva a alienação e desvalorização dos trabalhadores.
Capitalismo e Socialismo.

O capitalismo e socialismo são dois sistemas políticos e econômicos. Enquanto o capitalismo, baseado no acúmulo de capital e no conceito de propriedade privada, o socialismo, por sua vez, busca a igualdade social por meio da socialização dos meios de produção e da extinção da propriedade privada.

O papel revolucionário da burguesia. A burguesia, portanto, é a classe revolucionária de seu tempo, a Revolução Industrial. Foi através da sua vontade de deixar de ser oprimida que lutou contra a aristocracia e criou uma nova sociedade, a partir da transformação da sociedade feudal. Os proletários são os homens explorados pela classe burguesa, são a classe operária. Para Marx e Engels, era a classe a quem pertencia o futuro, pois nela estava contida a potência para alterar as relações sociais e econômicas de exploração. Segundo o Dicionário do Pensamento Marxista: “Para Marx e Engels a classe operária, engajada em sua luta contra a burguesia, era a força política que realizaria a destruição do capitalismo e uma transição para o socialismo”.

O trabalho, para Max, o trabalho em geral e toda atividade que relaciona a humanidade a natureza, isto e, toda e qualquer atividade que primeiro pensamos e depois realizamos. O trabalho assalariado e uma atividade central para a perpetuação das relações sociais entre capitalistas e trabalhadores e, por consequência, da exploração e denominação do trabalhador pelo capitalista.

A alienação o ocupou importante espaço no conjunto das idéias de Marx, sobretudo a partir da formulação do método do materialismo histórico, ao explicitar as transformações sociais ocorridas ao longo da história. Marx desenvolveu sua concepção materialista da história, afirmando que o modo de produção material de uma sociedade constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época. Foi nos Manuscritos, que Marx fez suas primeiras incursões no tratamento da economia, tendo por base os termos e categorias elaboradas pela economia política clássica, especialmente a partir de Adam Smith, como: o lucro, harmonia social, divisão do trabalho, propriedade privada, mas, com outros propósitos. Marx conclui que a economia política toma inteiramente partido em favor da propriedade privada, considerando que a idéia de trabalho, formulada pela economia clássica não é o trabalho em geral, mas o trabalho alienado, isto é, o trabalho submetido ao capital, que “Instituiu uma guerra entre os homens: a guerra  pela concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com