TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇOES

Por:   •  7/4/2016  •  Exam  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

ASSINALE  VERDADEIRO  (V) OU FALSO  (F)

(Cessão de Crédito e Assunção de Dívida)

1. (___)  Na assunção de dívida, qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como anuência.

2. (___)  Salvo exceções, o credor pode ceder quaisquer de seus créditos a terceiros.

3. (___) Na assunção, o novo devedor pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo.

4. (___) Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.

5. (___) É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era insolvente e o credor o ignorava.

6. (___) A eficácia da cessão de crédito em relação a terceiros, exige que essa seja celebrada mediante instrumento público, ou instrumento particular revestido das solenidades próprias.

7. (___) A cessão do crédito  exige a concordância expressa do devedor.

8. (___) Na assunção, por delegação, é um negócio que é realizado  entre o terceiro e o credor, sem a participação do devedor.

9. (___) Na cessão de crédito, o devedor não pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

10. (___) Sempre se consideram extintas, a partir da assunção da dívida, as garantias especiais por ele originariamente dadas ao credor.

11. (___) Na cessão  de crédito por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe nas cessões por título gratuito, se tiver procedido de má-fé.

12. (___) Na cessão de  crédito, o cedente sempre responde pela solvência do devedor.

13. (___) Na assunção, se a substituição do devedor vier a ser anulada, restaura-se o débito, com todas as suas garantias, salvo as garantias prestadas por terceiros, exceto se este conhecia o vício que inquinava a obrigação.

 14. (___) Na cessão de crédito, ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece aquela que primeiro for cobrada. Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece a que se completar com a tradição do título do crédito cedido.

15. (___) Na cessão de crédito, em regra, o cedente não responde pela solvência do devedor, porém, caso fique convencionado que o  cedente fica  responsável ao cessionário pela solvência do devedor, não responde por mais do que daquele recebeu. Ou seja, se a dívida é de 100 reais , mas a cessão foi feita por 80 reais, a responsabilidade do cedente será sobre os 100 reais.

16. (___) A “cessão de crédito” e a “assunção de dívida” constituem modalidades de transmissão das obrigações.

17. (___) Podem os contratantes estabelecer cláusula proibitiva de cessão de crédito. Tal cláusula proibitiva não poderá ser oposta ao cessionário de boa fé, se não constar do instrumento da obrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com