TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral do Estado e Ciência Política

Por:   •  13/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Matheus Gomes Alves

Teoria Geral do Estado e Ciência política

Professor: Dr. Gustavo Castro

1° PA de 2023

Campus Asa Sul

QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO UMA DISCUSSÃO CÉLEBRE

  1. Quais são os argumentos utilizados por Otanes para criticar a Monarquia e a Aristocracia?

R= Otanes critica a monarquia dizendo que por possuir poderes ilimitados, deixa exposto grandes defeitos dessa forma de governo. Otanes acredita que seja ilegítimo um governo em que um homem esteja acima das leis que regem aquele local. Otanes afirma que até o homem com caráter inexorável se corromperia diante de tal situação.

  1. Quais são os argumentos utilizados por Otanes para defender a democracia?

R= Ele exalta o poder dado ao povo, pois, segundo ele, na democracia todas as decisões estão nos votos populares, e que a igualdade deve prevalecer. Fica ainda mais claro seu posicionamento quando ele cita a palavra “isonomia” como  um dos nomes mais belos. Otanes diz que os cargos públicos são distribuídos aleatoriamente, e ainda diz que os magistrados devem prestar contas do exercício do poder, exaltando ainda mais o poder ao povo.

  1. Quais são os argumentos utilizados por Megabises para criticar a Monarquia e a Democracia?

R= Megabises chega a concordar com Otanes, porém segue caminho contrário ao colega quando afirma que a classe plebeia é desorganizada e incapaz de saber o que faz, pois estes não tem educação adequada, não podendo deixar decisões importantes para eles.

  1. Quais são os argumentos utilizados por megabises para defender a Aristocracia?

R= Ele acredita que a elite tenha as pessoas mais educadas com capacidade superior de conhecimento. Na opinião dele, nada mais justo que as decisões sejam tomadas por essa elite mais inteligente.

  1. Quais são os argumentos de Dario para criticar a Aristocracia e a democracia?

Dario concorda com Megabises falou a respeito da democracia, porém não aceita o que ouviu sobre a oligarquia. Ele afirma que todas as formas de governo têm seus pontos positivos, porém afirma que a Monarquia se destaca, pois nada é melhor que apenas um homem “melhor de todos” para conduzir o povo de maneira irrepreensível.

  1. Quais são os argumentos de Dario para defender a Monarquia?

Dário afirma que dentre os 3 modelos de governo: Aristocracia, monarquia e democracia a melhor era a monarquia, pois segundo ele, a monarquia acaba com a corrupção plantada pela democracia e com os conflitos de facções aristocratas. Para completar seu pensamento, Dário afirma que o monarca que dá liberdade à sociedade. No nível que Dário prega sua tese, o monarca seria o “melhor dos homens”, e assim governaria e forma irrepreensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com