TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A caracterizacao do dano moral no direito do trabalho

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 10

                      UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

                                  FACULDADE DE DIREITO

LIDICE DE OLIVEIRA MASCARENHAS NASCIMENTO

A CARACTERIZAÇÃO DO DANO MORAL NO DIREITO DO TRABALHO

Salvador-BA

2015

LIDICE DE OLIVEIRA MASCARENHAS NASCIMENTO

A CARACTERIZAÇÃO DO DANO MORAL NO DIREITO DO TRABALHO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Projeto de Pesquisa em Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), sob a orientação da Msc. Florimar Viana.

SALVADOR

2015

  1. Dados de identificação do projeto

Projeto elaborado pela aluna Lidice de Oliveira Mascarenhas Nascimento, sob a coordenação e orientação da professora Mestra Florimar Viana, onde o tema é a caracterização do dano moral no direito do trabalho.

  1. Tema

A caracterização do dano moral no direito do trabalho

  1. Delimitação do tema

O tema em questão, perpassa pelas questões ensejadoras do dano moral no direito do trabalho, os requisitos que configuram a pratica de tal ato, e ainda, a sua configuração e a indústria dos danos morais.

  1. Justificativa

As relações empregatícias, são compostas, essencialmente, por empregador e empregado. O empregador admite e assalaria o seu funcionário, mediante contraprestação pelos serviços realizados. Já o empregado, exerce as atividades as quais foi incumbido, estando subordinado ao seu patrão, visando no final de cada mês, a pecúnia como retribuição daquilo que desempenhou.

Ademais, com o avanço da tecnologia e necessidade de contratação de novos empregados pelos mais diferentes setores da economia, a subordinação caracterizada pelo respeito na relação laboral, em que se obedece aquele que emprega, permitiu que o empregador utilizasse esta forma de poder, e mando - sob seu empregado, para humilhar, constranger ou criar situações vexatórias, e que possivelmente abalassem os sentimentos e comportamento daqueles que estão em condição de fragilidade no vinculo laboral.

Deste modo, cotidianamente, notamos situações em que os patrões xingam e humilham os seus funcionários, pelo simples fato de que estão com algum problema, ou descontentes com o serviço desempenhado.

Assim, conforme disposto no código civil brasileiro, aquele que causa dano a outrem, tem o dever de indenizar ( Artigos 186 e 927), e aquele que supostamente sofreu o dano, tem o dever de comprovar o ônus das suas alegações (CLT, art 818).

A partir dai, o empregado lesado, recorre as vias judicias, para que, venha a ser indenizado por todo infortúnio causado, e para tanto, comprova de maneira clara e inequívoca a presença dos requisitos que ensejam a referida indenização, e recebem a chancela do judiciário.

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

Conhecer as praticas abusivas realizadas por parte dos empregadores, que cumpridos os requisitos ensejadores- dano, nexo e conduta, configurem o dano moral no direito do trabalho e gere para o obreiro a sua reparação, através de indenização, justa e necessária.

 5.2- Objetivos específicos

  • Identificar as características do dano moral no direito do trabalho
  • Observar os requisitos ensejadores do dano moral no âmbito das relações empregatícias
  • Analisar a configuração do dano moral no direito do trabalho
  • Conhecer as condutas que se constituem ilícitas e abusivas no vinculo empregatício
  • Compreender a indústria dos danos morais no vinculo laboral

  1. Hipótese

Devido a grande quantidade de indenizações por dano moral, em razão do abuso por parte dos empregadores no vinculo empregatício, a única solução para findar esta situação, seria a ausência de praticas abusivas por parte da classe patronal, que na sua condição de supremacia, haja vista, o poder de mando, pratica atos ilícitos, e que, ao serem devidamente comprovados- mediante os seus requisitos, geram para o obreiro o direito de recorrer às vias judicias e assegurarem a indenização por todos os vexames e situações humilhantes causadas no desempenho de suas atividades laborais.

  1. Embasamento Teórico

DEFINIÇÃO DE DANO MORAL EM SENTIDO AMPLO:

Existem, diversas definições para o dano moral. Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona o conceituam como “lesão de direitos cujo conteúdo não é pecuniário, nem comercialmente redutível a dinheiro” (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2003, p. 55). Nesta mesma esteira, Maria Helena Diniz estabelece o dano moral como “a lesão de interesses não patrimoniais de pessoa física ou jurídica, provocada pelo ato lesivo”. (DINIZ, 2003, p. 84).

O doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, ao conceituar o dano moral assevera que:

“Dano moral é o que atinge o ofendido como pessoa, não lesando seu patrimônio. É lesão de bem que integra os direitos da personalidade, como a honra, a dignidade, intimidade, a imagem, o bom nome, etc., como se infere dos art. 1º, III, e 5º, V e X, da Constituição Federal, e que acarreta ao lesado dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhação” (GONCALVES, 2009, p.359).

Pois bem, podemos assim definir que o dano moral é visto e entendido como uma dor, um vexame, sofrimento ou humilhação que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico da pessoa, causando-lhe sofrimento, angústia e desequilibro em seu bem-estar e a sua integridade psíquica.

DEFINIÇÃO DE DANO MORAL NAS RELAÇÕES EMPREGATÍCIAS:

O Dano moral nas relações de trabalho, também se caracterizam através de ofensas como injúrias, ultrajes e humilhações, impostas na maioria das vezes por seus próprios empregadores. Podemos citar como exemplo, a realização de revistas vexatórias, assédios sexuais, ou mesmo empregadores que pregam cartazes na empresa com declarações caluniosas, no intuito de punir determinado empregado, e fazer com que este obreiro que foi punido, sirva de lição para os demais empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com