TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade antiga resumo

Por:   •  8/9/2017  •  Dissertação  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

     O livro em questão aborda aspectos do modo de vida, estrutura familiar, religião doméstica,  organização social dos povos de Roma e da Grécia, desde a mais remota antiguidade até o advento do cristianismo. Tal abordagem se faz necessária para explicitar o surgimento, evolução e consolidação das cidades no contexto greco-romano.  

O autor começa abordando a respeito da alma e da morte nas crenças antigas. A sepultura, era algo que dava felicidade a alma, por tanto, as pessoas que não eram sepultadas, se tornava espíritos (almas) infelizes, tornando – se assim, perversas e malignas, havia então rituais funerários, rituais que deviam ser seguidos rigorosamente como na tradição da celebração.

É citado pelo autor que havia a privação de sepultura para alguns mortos, servindo assim como sanção penal para criminosos, porém, em um tempo mais próximo dos atuais, a concepção se modificou e entendiam que a alma seria uma forma de pagar pelos pecados, ou gozar da falta deles, fazendo assim, com que ela sofresse o inferno ou repousasse no céu.

No segundo capitulo do livro, se fala sobre as almas dos homens, bons e ruins, que eram venerados como deuses, recebiam banquetes fúnebres em seus túmulos e eram temidos por todos. A morte foi a primeira religião, ou melhor, o primeiro sinal do sobrenatural, fazendo assim com que muitos acreditassem nos poderes divino dos que já não existiam mais em vida.

Logo em seguida se fala sobre o fogo sagrado, uma “divindade” do lar, um fogo que era mantido aceso por toda uma vida familiar, sendo mantida no centro da casa, em um altar construído só para ele, e então se fazia rituais tradicionais para que aquela divindade protegesse a família que ali vivia.

Na religião doméstica, havia algumas distinções das outras, pois o ser supremo adorado, era algo intimo de cada casa e seus moradores (a família), fazendo assim com que tivesse uma exclusão de estranhos nos cultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com