TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A falência da pena de prisão do sistema penal vigente

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

A falência da pena de prisão do sistema penal vigente

E a Inclusão da Responsabilização Civil

Na Persecução Penal.

Bankruptcy Prison Penalty criminal current system

And Inclusion of Civil Liability in Criminal Prosecution.

Jobênia Naath Oliveira*

______________________________________________________________________

Resumo: O objetivo deste artigo é perfazer a cultura de punição do atual sistema penal brasileiro e fazer emergir a responsabilização civil, referente ao dano causado a outrem pelo agente que cometeu o ato delituoso. Promovido inicialmente na persecução penal a cultura da ressocialização do individuo e lhe garantindo os direitos fundamentais básicos. Trazendo reflexões referentes às marcas históricas do direito penal sua ineficiência e seletividade.

Palavra-chave: Ressocialização; Responsabilização Civil; Falência da pena.

______________________________________________________________________

1. Introdução

O individuo que é socialmente vulnerável é mais propício ao desenvolvimento dos atos ilícitos elencados dentro do código de direito penal, a ideologia do fim do sistema de prisão é um alvo daqueles que acreditam que o direito possui uma finalidade social diferente da que atualmente está sendo utilizada (o sistema de punição ao corpo). O envolvimento dos grupos economicamente e socialmente vulneráveis inicia-se desde sua infância e juventude sendo essa a população que mais cresce dentro do circulo criminoso. A sociedade capitalista que é fragmentada e dividia em classes econômicas fadam a acarretar socialmente disparidades, trazendo consigo enfermidades sociais muitas vezes irreparáveis. A solução do estado de alerta, que se encontra a aplicabilidade do direito penal, pode surgir dentro de seu próprio ordenamento jurídico, como na esfera do âmbito civil. Utilizando a linha de raciocínio de que aquele individuo que tenha praticado determinado delito venha a utilizar-se da obrigação de reparar o dano que causou, restituindo o valor, seja esse econômico ou equivalente ao seu valor emocional ; Desfragmentando assim a cultura de punição com a privação de sua liberdade. Espera-se que ocorra uma junção entre a esfera civil e a esfera penal, podendo a pena no âmbito penal ser substituída pelas penas restritivas de direito ou serviços comunitários.

_________________________________

* Graduando de Direito e monitoria das disciplinas de direito civil e direito penal, pela Faculdades ASPER

A falência da pena de prisão

_____________________________________________________________________________________

Sendo a paz social o objetivo do Direito, faz-se necessário que a justiça seja voltada as soluções pacificas da lide em questão, uma vez que haja a reparação do dano causado, a pena de serviço comunitário poderia ser um aprendizado para o condutor do delito, sendo relevante a origem do ato, sua gravidade e que esta pena seja proporcional a importância do crime. A apreciação do caso não deve ser de forma erga omne, mais sim restritiva ao caso concreto e a natureza do delito. Desse modo as penas privativas de liberdade ultima ratio como de fato é a origem do direito penal segundo o principio Princípio da Intervenção Mínima. Para repelir os atos causados pelo autor a justiça deve utilizar todos os meios que se encontram ao seu dispor sendo essa linha de pensamento o inicio da desconstrução da cultura de privação e punição do corpo, cultura essa que se faz ineficiente sem acarretar nenhum beneficio a população e tão pouco ao estado.

O colapso social de violência ocorre quando o povo desenvolve condutas que suas características se assemelham ao estado de motim, onde a relação com o ESTADO tornou-se destemidamente contígua a uma revolta, acarretada pela inércia de suas garantias individuais. O senso de justiça social do individuo nesse momento encontra-se deturpado e a certeza de que suas garantias serão cumpridas estão desacreditadas. Nesse estágio o individuo passa a acreditar que a compensação daquele que comete o delito passa a ser infinitamente maior do que aquele que exerce sua plena cidadania e respeita as leis jurídicas impostas socialmente.

Em 1754 “Jacques Rousseau em sua obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com