TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inconstitucionalidade da lei de cobrança fracionada em estacionamentos

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

A inconstitucionalidade da lei de cobrança fracionada em estacionamentos

RESUMO

O presente resumo tem por objetivo analisar a questão da inconstitucionalidade da Lei Estadual do Paraná nº 16.785, de 11 de janeiro de 2011, promulgada pela Assembléia Legislativa do Paraná, que obrigava o fracionamento da hora cobrada em estacionamentos no âmbito do Estado do Paraná. Para tanto, é abordado a decisão do Supremo Tribunal Federal referente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4862 e o princípio da livre iniciativa.

Palavras-chave: Princípio da livre iniciativa; propriedade privada; inconstitucionalidade.

I - INTRODUÇÃO

No dia 18 de agosto de 2016, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei paranaense que estabelecia regras para a cobrança em estacionamentos, a decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4862, ajuizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entidade sustentou a relação do princípio da livre iniciativa e a Constituição Federal Brasileira, que explicita no artigo 1º, a livre iniciativa como um dos seus fundamentos; no artigo 5º, inciso XXII, garante o direito fundamental a propriedade privada e no artigo 170, que assegura a ordem econômica.

A Lei Estadual nº 16.785/2011, dispunha sobre a cobrança proporcional ao tempo efetivamente utilizado pelos serviços de estacionamento de veículos em estabelecimentos destinados ao aluguel de vagas. Essa lei obrigava os estacionamentos comerciais a cobrar o tempo proporcional do serviço prestado em razão da fração da hora utilizada.

O objetivo principal desse trabalho é analisar o princípio da livre iniciativa como um dos fundamentos da República brasileira e demonstrar a partir dessa relação, a inconstitucionalidade da lei que obriga a cobrança proporcional em estacionamentos. A investigação se dará pelo método bibliográfico, baseando-se em livros, artigos e jurisprudências.

II - Princípio da livre iniciativa

No Título I da Constituição da República Federativa do Brasil, dos Princípios fundamentais, no seu art. 1º, elenca fundamentos que constituem o Estado Democrático de Direito da Republica Federativa do Brasil, e a livre iniciativa é explicitada como um desses fundamentos.

Ainda na Constituição Federal, no art. 170, é assegurado a livre iniciativa como pedra fundamental da ordem econômica, observando os princípios da livre concorrência e da propriedade privada, estes que fazem parte essencial da livre iniciativa.

A livre iniciativa pressupõe liberdade de empreender, no qual indivíduos interagem de maneira pacífica e voluntária, tendo liberdade para transacionar com quem quiserem, em termos mutuamente acordados, sem interferência estatal, apenas com regulamentos suficientes para proteger o direito de propriedade privada.

Segundo André Ramos Tavares (2003):

‘’A liberdade de contratar envolve: 1) a faculdade de ser parte em um contrato; 2) a faculdade de se escolher com quem realizar o contrato; 3) a faculdade de escolher o tipo do negócio a realizar. 4) a faculdade de fixar o conteúdo do contrato segundo as convicções e conveniências das partes; e, por fim 5) o poder de acionar o Judiciário para fazer valer as disposições contratuais (garantia estatal da efetividade do contrato por meio da coação).’’

A livre iniciativa gera vários benefícios a população, como a concorrência das empresas no setor privado, que lutam para apresentar o melhor serviço, o melhor custo-benefício ou o preço mais baixo, para o consumidor que decidirá de livre vontade que empresa irá receber o seu dinheiro em troca do serviço ofertado, é uma decisão de negócios livre. Melhor dizendo, na competição do setor privado, as empresas precisam convencer o consumidor, para que possa dar dinheiro à elas, e se não satisfeitos, eles podem levar seu dinheiro para outra empresa que possua um serviço mais adequado aos critérios deles, isto é, aos critérios dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com