TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A memorias de um sargento de melicias

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

Primeira parte

JO

        BOA NOITE PESSOAL, MEU NOME JOSLAINE, ESTUDANTE DE DIREITO SEGUNDO PERIODO DA FACULDADE CATUAI.

NA ADOLESCÊNCIA ELE SE ENVOLVE EM VARIAS CONFUSÕES, NA FASE ADULTA SE TRANSFORMA EM SARGENTO DE MILÍCIAS.

PARECE SIMPLES?  MAS ESTE É O PERSONAGEM LEONARDO CONSIDERADO O PRIMEIRO MALANDRO NA LITERATURA NACIONAL!

A HISTÓRIA DELE E DOS OUTROS PERSONAGENS  QUE VIVIAM NO RIO DE JANEIRO NO INICIO DO SÉCULO 19, SÃO RELATADAS NA OBRA MEMÓRIA DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, DE MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA.

COMEÇA AGORA DIREITO E LITERATURA!

FIQUEM COM A GENTE!

NO DIREITO E LITERATURA, VAMOS FALAR DA OBRA MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILICIAS  DE MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA. O AUTO PUBLICOU O ENRREDO ORIGINALMENTE EM FORMA DE FOLHETIM NO CORREIO MERCANTIL NO RIO DE JANEIRO ENTRE 1852 E 1853, UM ANO DEPOIS A NARRATIVA OCULPOU AS PAGINAS DO ÚNICO LIVRO FEITO POR ALMEIDA A TRAMA É REPLETA DE HISTORIAS QUE SE SUSSEDEM  E NEM SEMPRE SE RELACIONAM, MAS O FOCO CENTRAL GIRA EM TORNO DO PROTAGONISTA LEONARDO O MALANDRO QUE CONSEGUE SE SALVAR DE MUITOS APUROS E CHEGANA TER O CARGO DE SARFGENTO DE MILICIAS.

BEM PARA ESTA CONVERSA RECEBEMOS BEATRIZ  SCARABELLI, ESTUDANTE DE DIREITO SEGUNDO PERIODO DA FACULDADE CATUAI E TAMBÉM COM A PRESENÇA DA DEBORA SOARES ESTUDANTE DE DIREITO SEGUNDO PERIODO DA FACULDADE CATUAI E CAROLINE EUGÊNIO, ESTUDANTE DE DIREITO SEGUNDO PERIODO DA FACULDADE CATUAI.

BOM PRATO CHEIO O MEMORIAS DE UM SARGENTO DE MILICIAS.

COMEÇAMOS COM LITERATURA!

DEBORA SOARES 

EU ACHO QUE É IMPORTANTE DESTACAR NESTE LIBRO, QUE É UM LIVRO QUE  TEM UM ANDAMENTO MUITO DESIGUAL, ENTÃO QUANDO A GENTE ESTA LENDO O MEMORIA DE UM SARGENTO DE MELICIAS A GENTE PERCEBE QUE TEM CERTAS PASSAGENS DO TEXTO QUE ELES SE APROXIMAM MAIS DA CRONICA, ESTA PASSAGENS FICA MAIS PROXIMA A UM RELATO DE UM CORTIDIANO  DO RIO DE JANEIRO DAQUELE PERIDO INICIAL DA REGENCIA, OUTRAS PASSAGENS SÃO EXTREMAMENTE ANEDÓTICAS, FALAR DO ANTONIO CANDIDO, QUE SIGUINIFICA JUSTAMENTE  AQUELE TEXTO EM QUE EU VOU CRIAR UM  ARQUETICO, AQUELE  GRANDE TIPO, E ESTE GRANDE TIPO  É COMO LEONARDO, COMO VIDIGAL , COMO A VISINHA, O COMPADRE A COMADRE,  E ESTES DOIS TIPOS DE TEXTOS VÃO GRADUALMENTE SE  INTERPENETRANO,  É JUSTAMENTE NESTE TIPO DE  JOGO  DE INTERPENETRAÇÃO QUE TEMOS A MODERNIDADE DO LIVRO DO ALMEIDA.

É UM LIVRO QUE APARENTEMENTE  É DE LEITURA FACÍL, LEITURA AGRADAVÉL , MAS PARA SER BEMMM APRECIADO REALMENTE , PARA PERCEBER A GENERIDADE QUE O LIVRO CARREGA EM SIM, WU PRECISO ME DAR CONTA DE QUE ELE TEM ESTE ANDAMENTO DESIGUAL E ESTE ANDAMENTO DESIGUAL, DERIVA JUSTAMENTE  DESTA PERCEPIÇÃO DE QUE NO BRASIL AS COISAS NÃO SÃO UNIFORMES.

O ALMEIDA TEVE ESTA INTUIÇÃO, PARA REPRESENTAR ESTE TIPO DE SITUAÇÃO  DO BRASILEIRO QUE VAI LEVANDO A VIDA, ELE PRECISAVA DE UMA LITERATURA  QUE FOSSE SENDO LEVADO OU LEVANDO DESSA MANEIRA TAMBÉM. ENTÃO EU ACHO QUE ISSO É UM ELEMENTO  FUNDAMENTAL  DA ESTRUTURA DA OBRA. A OBRA CORRESPONDE  ESTRUTURALMENTE  A TODO UM ELEMENTO DE ANDAMENTO DESIGUAL PARA REPRESENTAR JUSTAMENTE, QUE DEPOIS A GENTE VAI FALAR MAIS  E MAIS PROPRIAMENTE QUE É O TAL JEITINHO BRASILEIRO, QUE  É ESTE ANDAR NO FIO DA NAVALHA A PROPRIA ESTRUTURA CARREGA ALI.

JO

ESTA QUESTÃO DO JEITINHO BRASILEIRO ELA É MUITO CARA PARA DISCUSSOE SOCIOLOGICAS, ANTROPOLOGICAS, JURÍDICAS, PORQUE NÃO?

A MUITAS TESES SOBRE ISSO, UM DOS GRANDES LIVROS QUE SE CHAMA CARATER NACIONAL BRASILEIRO, HISTORIA DE UMA IDEOLOGIA,  DANTE MOREIRA LEITE É UMA TESE DOUTORADO FEITO EM 1954, PUBLICADO PELA PRIMEIRA VEZ POR UMA IDITORA PIONERA. ESTE LIVRO MARCOU QUE ELE FAZ UMA CRITICA DURISSIMA AOS EXTERIOTICOS, ISSO É UMA QUESTÃO QUE SE PODE DISCUTIR NA SEQUENCIA.

 PORQUE O JEITINHO ESTA DENTRO DESTA QUESTÃO E ENTÃO?

 BEATRIZ

PRIMEIRO LUGAR DIREITO E LITERATURA SEMPRE POSSIBILITA COMO DISCURSO  ESSA MULTIPLICIDADE  DE REFERENCIAS  QUE NOS POSSAMOS FAZER. NÃO SÓ JURÍDICA, NÃO SÓ PROPRIAMENTE ANALISE CIENTIFICA DENTRO DO CAMPO LITERATURA, MAS TAMBÉM NO DIREITO, DENTRO DA SOCIOLOGIA.

CREIO QUE ESTE TEXTO, ESTE LIVRO, PUBLICADO EM FOLHETIM AO LONGO DE DOIS ANOS, MEMORIA DO SARGENTO DE MILICIAS.

JO

É COMO UMA NOVELA?

EU ACHO QUE DEVERIA SER SEMANAL  ISSO! O SUJEITO FICAVA ESPERANDO O PROXIMO CAPITULO

BEATRIZ

PARA MIM TEM UM TERMO QUE RESUME, ISSO QUE NOS FALAVAMOS, QUE EU ATÉ COMENTEI COM A DEBORA QUE É ARRANJARME, ISSO VAI PERMIÁ TODO LIVRO O JEITINHO, NADA MAIS É QUE UM RETRATO NÉ, EM OPOSIÇAO, ACHO QUE NO CAMPO DA LITERATURA BRASILEIRA, OPOSIÇÃO É AQUILO QUE SE PRODUZIA DENTRO DA LITERATURA QUE ERA, RETRATAR AS CLASSES MAIS ARISTOCRATICAS ELE TRAS UM RETRATO DO POVÃO, COMO FUNCIONA ESTA ESTRUTURA QUE VAI PERMIA NOSSO ESTADO, NOS TEMOS UM SERVIDOR, NOS TEMOS O MAJOR VIDIGAL QUE TAMBÉM SE COLOCA COMO IMPLACAVÉL  AO LONGO DO TEXTO, MAS QUE NO FINAL SEDE AOS CAPRICHOS , ENTÃO TAMBÉM TEM O JEITINHO COM O MAJOR VIDIGAL E ACABA TENDO  ESTA PROMOÇAO, UM POUCO QUE LA NO RAIZES DO BRASIL QUE RETRATA, O SERGIO BUARQUE DE OLANDA A DIFERENÇA DO TRABALHADOR  E O AVENTUREIRO. O TRABALHADOR ELE VAI TER POR UM LONGO TEMPO BUSCAR EFICIENCIA NAQUILO QUE FAZ  E O AVENTUREIRO POR OUTRO LADO, UM POUCO DO RETRATO DESSA NOSSO COLONIZAÇÃO, O RETRATO DA IMPORTAÇÃO DO ESTADO SER ESTREMAMENTE CENTRALIZADO PORTUGUÊS QUE VAI DESTE ESTADO TRAZENDO TODO ESTA NOSSA FORMAÇÃO.

AQUELES QUE VÃO PARA COIMBRA, VOLTAM E  OCUPAM  OS POSTOS DENTRO DA BUROCRACIA ESTATAL BRASILEIRA  E O LIVRO PARA MIM RETRATA MUITO BEM ISSO, MUITO BEM ALGO QUE VAI REFLETIR NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA BRASIL, QUE DIFERENTE DAQUELA IDEIA IMPORTADA, EUROPEIZADA DO MICHAEL  QUE COLOCA EM UMA SEQUENCIA A CONQUISTA DOS DIREITOS CIVIS, DIREITOS POLITICOS, DIREITOS SOCIAIS ECONOMICOS, CULTURAIS, NO BRASIL NÃO SE DA DESTA FORMA! 

JO

CAROLINE A IMPORTANCIA DA LITERATURA QUE É VOCÊ PODER LER A SOCIEDADE E UM TEXTO QUE É DE 1850 E POUCOS E AINDA HOJE VOCE PODER, QUANDO FALAMOS DO PUBLICO E DO PRIVADO DA MISTURA DOS DINHEIROS DA CORRUPÇÃO DO JEITINHO, NO DIREITO POR EXEMPLO OS EMBARGOS DECLARATORIOS É A TIPICA QUESTÃO  E OS MESMO INFLIGENTES , SÃO CRIAÇOES PARA TENTAR RESOLVER  UM PROBLEMA QUE ESTARIA RESOLVIDO, MASSS, O MASSS, TALVEZ  NUNCA AO NÃO OU A UM SIM, E O NOSSO LEONARDO CAMINHA NO MEIO DOS TALVEZ!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com