TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociedade se Transforma Constantemente Diante de Novos Pensamentos

Por:   •  30/3/2019  •  Monografia  •  10.196 Palavras (41 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 41

1 INTRODUÇÃO

A sociedade se transforma constantemente diante de novos pensamentos, comportamentos, legislações, direitos e tecnologias. Contudo, em pleno século XXI, a exploração de mão de obra escrava ainda persiste no Brasil, porém, com nova roupagem.

A escravidão é uma forma de trabalho forçado no qual uma pessoa tem total controle de outra, ou, uma possível coletividade. Consoante Jesus (2005) escravidão contemporânea é o uso da força para a manutenção do poder, por meio de ameaças, todo tipo de agressões, coerção física, punições exemplares e até mesmo assassinatos, seja contra os escravos, seja contra os libertadores.

A escravidão existe desde o início da história humana, quando em guerras, os vencedores tinham para si os perdedores como escravos. O trabalho forçado está enraizado no Brasil, e originou-se no período pré-colonial, meados de 1500, quando os portugueses utilizaram da mão de obra indígena na exploração de pau-brasil em troca de pequenos objetos. Contudo, se firmou posteriormente, no período colonial, com a vinda dos negros africanos em navios negreiros com péssimas condições de vida, para ser a massa substancial da força de trabalho brasileira.

Os escravizados transportados da África ao Brasil simbolizavam um negócio internacional altamente lucrativo, que supostamente, durou até a abolição da escravatura, em 1888 (RIBEIRO, 1995). Nesse sentido, a Lei Aurea (Lei nº 3.353) em 13 de maio de 1888, concedeu a total liberdade aos escravos que haviam nas terras brasileiras.

Dessa forma, a prática de trabalho escravo no Brasil é um crime gravíssimo, pois fere diretamente preceitos consagrados pela Constituição Federal (1988) e na Declaração Universal de Direitos Humanos (1948). Já a punição para tal crime está prevista no artigo 149 do Código Penal (Decreto-Lei 2.848 de 1940).

O estudo do presente tema limita-se ao período de 1995 até os dias atuais e está inserido no Direito Constitucional e Internacional e trata-se de uma pesquisa interdisciplinar com o intuito de abordar os diversos acontecimentos sobre o assunto.

Diante disso, a presente monografia visa responder a seguinte pergunta: Quais as formas de escravidão contemporânea e como se destacou no Brasil nos últimos anos?

O escravismo moderno no Brasil se dá em 5 modalidades: trabalho forçado urbano, trabalho forçado no meio rural, tráfico de pessoas, servidão e escravidão sexual.

Embora a exploração sexual represente a maioria dos casos de escravidão moderna no mundo, no Brasil evidenciou-se desde os anos 90 a escravidão rural, uma vez que o acontecimento da Fazenda Brasil Verde chocou todo o país. O caso apresenta a prática de trabalho escravo por dívidas na Fazenda Brasil Verde, localizada no Pará, em que milhares de trabalhadores eram submetidos ao escravismo.

O objetivo da presente monografia consiste em demonstrar que o trabalho escravo é um problema social que aflige a nação brasileira. Enquanto os objetivos específicos são os seguintes: analisar a evolução histórica da escravidão; indicar e conceituar a nova roupagem da escravidão moderna e suas formas; apresentar qual modalidade se destacou nos últimos anos no Brasil; verificar as políticas públicas a respeito do tema e examinar o caso Fazenda Brasil Verde.

A metodologia para a elaboração da presente monografia aborda o problema por meio qualitativo, uma vez compreende fenômenos sociais. Quanto aos objetivos a serem alcançados buscaremos através da pesquisa explicativa e descritiva indicar os meios de escravidão moderna e a forma que se realça no Brasil. Será adotado como estratégia metodológica o método dedutivo, pois tal procedimento tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas, Lakatos e Marconi (2003). As técnicas utilizadas para responder a problemática dessa pesquisa serão a pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso, uma vez que adotaremos como mediação prática para a realização da pesquisa fontes primárias, secundárias e o estudo de caso da Fazenda Brasil Verde.

O estudo deste tema se justifica na relevância social do assunto, porque a escravidão torna-se cada vez mais evidente e tem sido amplamente discutida na esfera global. Destarte, a Organização das Nações Unidas (ONU) corrobora que no ano de 2016 mais de 40 milhões de pessoas foram vítimas da escravidão moderna no mundo. Nesse sentido, é importante a produção de conhecimento nesse assunto, pois a escravidão ofende a dignidade da pessoa humana, o Estado Democrático de Direito e priva a liberdade pessoal. Portanto, fica evidente o necessário combate ao trabalho escravo.

A presente monografia é dividida em quatro capítulos, o primeiro refere-se como o tema de Escravidão Contemporânea tem fundamental importância para a sociedade, pois através dele busca-se informações sobre o contexto histórico, conceituação, a nova roupagem e as modalidades da escravidão. Ainda, detalhamos os direitos fundamentais feridos com a pratica do escravismo, uma vez que, como já abordado anteriormente, tal ato fere diretamente os preceitos de nossa Carta Magna.

Já no segundo capítulo, explana-se as políticas públicas e legislação internacional que buscam o combate da escravidão.

No terceiro capítulo, explicitamos como o trabalho escravo se destacou nos últimos 20 anos no Brasil, fazendo considerações sobre o Caso Fazenda Brasil Verde e a condenação do Estado brasileiro acerca do caso.

Por fim, no quarto capítulo, descrevemos a cerca da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos de reconhecer o crime de escravidão como imprescritível.

2 ESCRAVIDÃO COMTEMPORÂNEA NO BRASIL

2.1 Contexto histórico

A escravidão é uma realidade social no Brasil desde o período pré-colonial, quando os portugueses exploraram os índios. Posteriormente, o tráfico internacional de negros africanos foi o destaque de exploração de mão de obra, trabalho forçado e comercialização de pessoas. Dessa forma, podemos observar que a escravidão é um fenômeno histórico que se desenvolve lado a lado com o tráfico humano.

Embora a escravidão tenha dissipado oficialmente com a assinatura da Lei Aurea (Lei nº 3.353) pela princesa Isabel em 1888, ainda, deparamos com a escravidão em diversas modalidades.

Violando os direitos fundamentais elencados em nossa Constituição Federal, a Declaração Universal de Direitos Humanos e o Código Penal o trabalho forçado ofende a segurança privada, a dignidade humana e a liberdade do indivíduo. Incontestável é, que em um momento histórico de tantos avanços sociais, tecnológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.5 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com